Nota da Reitoria

Reitoria nomeou novo diretor para o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

O Diário Oficial da União publicou nesta terça-feira, 7/11, em conformidade com o artigo 35 da Lei 8.112, de 11/12/90, a exoneração de Eduardo Jorge Bastos Cortes do cargo de diretor do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF).

O Conselho de Administração do HUCFF, instância máxima de decisão do hospital, em reunião na manhã de hoje, apoiou a decisão da Reitoria e aprovou por unanimidade o nome do médico Leôncio Feitosa, pertencente ao quadro do hospital, para assumir a direção pro tempore.

Em reunião nesta terça-feira, o Conselho Departamental da Faculdade de Medicina apoiou unanimemente as mudanças no hospital, com representantes de dez departamentos. Da mesma forma, o Conselho Departamental da Escola de Enfermagem Anna Nery ratificou a decisão, em reunião na tarde de ontem.

A substituição da direção do HUCFF foi necessária para recuperar a interação acadêmica com os institutos e unidades da área de saúde. A direção do HUCFF vinha se afastando da missão institucional de atuação articulada com outras unidades da área de saúde da UFRJ e conduzindo o hospital de maneira isolada e conflituosa, impactando o atendimento ao público e comprometendo a formação de estudantes – situação que expressa uma ruptura institucional e acadêmica com a UFRJ.

Tão logo recuperada a normalidade administrativa e acadêmica do hospital, será garantido o processo eleitoral da unidade. A partir do diagnóstico do funcionamento e da adoção de medidas que promovam seu aperfeiçoamento, será apresentado novo calendário eleitoral.

É necessário aperfeiçoar a regulação interna dos atos administrativos e financeiros, sistematizando o planejamento de compras e aquisição de suprimentos básicos e evitando ameaças constantes de desabastecimento do hospital. A reorganização administrativa também possibilitará que a UFRJ melhor dimensione a alocação de pessoal e a quantidade necessária para o funcionamento adequado da unidade.

A Reitoria considera que as recentes posturas  assumidas pela direção do HUCFF foram graves ataques à UFRJ e ao princípio constitucional da autonomia universitária, fato reconhecido pelo parecer n. 00606/2017 da Advocacia Geral da União, publicado no dia 4/10. O documento é categórico ao destacar que a direção vinha recorrendo a ações desprovidas de pressupostos jurídicos básicos, comprometendo a estabilidade institucional do HUCFF e da UFRJ.

A partir da nomeação do novo diretor, serão iniciados procedimentos para reorganização interna, sempre acompanhados pelo Conselho de Administração do hospital. Essa medida permitirá instituir reuniões de conselhos administrativos e acadêmicos, aumentar o número de residentes  e melhorar o atendimento à população.

Reitoria da UFRJ

7/11/2017

Clique aqui para acessar a ata da reunião do Conselho de Administração do HUCFF do dia 7/11

Clique aqui para conferir nota sobre a situação do hospital, publicada pela Reitoria no dia 23/10