Reitoria dará auxílio emergencial a estudantes afetados por incêndio

Até 9/10 estudantes ficarão em hotéis, após essa data receberão auxílio financeiro

Foto - Residência Estudantil

foto: Myllena Araújo – CoordCOM/UFRJ

Até 9/10 estudantes ficarão em hotéis e, após essa data, receberão auxílio financeiro

A partir de outubro, a Reitoria da UFRJ concederá auxílio emergencial no valor de R$1.050,00 para estudantes oriundos da ala B da Residência Estudantil, que sofreu um incêndio em agosto e passará por reforma.

A concessão do benefício valerá a partir do dia 9/10 e todos os cadastrados deverão ter perfil de baixa renda compatível com os critérios das atuais políticas de assistência da universidade. Até lá, os estudantes serão hospedados em dois hotéis, conforme entendimento entre eles e a Administração Central da UFRJ, após reuniões neste mês.

De acordo com o reitor, Roberto Leher, a concessão de auxílio foi a melhor solução para atender às necessidades emergenciais dos estudantes, já que não há opção imediata de moradia.

“Foi a alternativa viável. Não há moradias na UFRJ e não conseguimos nenhuma cessão de uso de imóvel por ente municipal. Como temos uma responsabilidade ética, moral, política com os estudantes em relação à permanência deles na UFRJ, vamos, em condições de muita restrição orçamentária, assegurar um auxílio financeiro emergencial para que possam se inserir em repúblicas”, disse.

Segundo Leher, o auxílio será concedido durante o período de conclusão da primeira moradia adicional, com recursos a serem obtidos com apoio do MEC.

Contratação de novo hotel e transferência nesta quarta (20/9)

Entre os dias 20/9 e 25/9, a Universidade reservará 192 vagas para hospedagem no hotel Mercure, em Nova Iguaçu, pois uma parte dos quartos do hotel Ibis da Praça Tiradentes, onde os estudantes estão hoje, tinha vagas reservadas previamente para outros hóspedes.

Após essa data, todos retornarão ao Centro do Rio, com exceção de 32, que não sairão do local por terem compromissos acadêmicos no bairro ou no campus da Praia Vermelha, ou por passarem por problemas de saúde e demandarem atenção especial.

A escolha da rede Mercure seguiu critérios de preço e exequibilidade: foi o único com possibilidade de contratação, em virtude da alta demanda turística no Rio. Mesmo sendo de nível de serviço superior à rede Ibis, o contrato seguiu o mesmo preço deste.

O deslocamento de Nova Iguaçu até a Ilha do Fundão dura cerca de 40 minutos e será feito por ônibus da UFRJ, seguindo horários predeterminados de ida e volta. Outras demandas, como provimento de água, serão providenciadas pela Reitoria. O café da manhã faz parte do pacote contratado.

Situação orçamentária

Leher destaca que a UFRJ vem passando por uma forte restrição orçamentária. Nos últimos 30 meses, a Universidade deixou de receber R$157 milhões previstos no orçamento. “A mais penosa e dura crise é a decorrente da enorme demanda por assistência estudantil”, afirma.

“A verba do Programa Nacional de Assistência Estudantil vem sendo reduzida paulatinamente e, no caso da UFRJ, isso se manifesta com uma crise aguda no que diz respeito à moradia. Com o Sisu e a Lei de Cotas, temos o ingresso de estudantes que não conseguem ter qualquer tipo de cobertura da Universidade. Nosso corte está na ordem de R$400 de renda per capita familiar. Isso denota uma situação muito dramática”, analisa.

Reitoria trabalha opções de moradia

De acordo com o reitor, a ação estudada inicialmente com a Prefeitura do Rio de Janeiro para encontrar uma solução de curto ou médio prazo não prosperou. O reitor destaca, também, que até o momento a UFRJ não recebeu recursos adicionais do Ministério da Educação para oferecer moradia nas instalações da universidade.

Com alta demanda, a Administração Central da Universidade trabalha em algumas frentes:

1) Reforma da ala B da Residência Estudantil

Situação: o projeto para reforma precisou ser refeito, devido ao incêndio. Após a conclusão, seguirá para licitação pública regular. A UFRJ tem recursos provisionados para a obra.

Vagas ofertadas: 256.

2) Finalização do projeto em módulos pré-fabricados próximos ao Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)

Situação: no dia 23/8, o Ministério da Educação adiantou R$2,3 milhões do orçamento da UFRJ para execução desse projeto. A finalização tem previsão de conclusão de três meses, a partir do início da montagem. Essa construção atenderá estudantes já submetidos à avaliação socioeconômica pela Superintendência-Geral de Políticas Estudantis da UFRJ e que aguardam na fila para receberem o benefício.

Vagas ofertadas: 160.

3) Instalação de estrutura pré-fabricada

Situação: a Reitoria trabalha no levantamento de preços para contratação de moradia modular, medida a ser discutida com o Ministério da Educação, para apoio à UFRJ.

Vagas ofertadas: a definir.