Comunicado

Atualização sobre as providências tomadas após o incêndio ocorrido no dia 2/8 na Residência Estudantil

Sobre o incêndio ocorrido no dia 2/8 na Residência Estudantil, na Cidade Universitária, e as providências tomadas até o presente momento, o Gabinete da Reitoria informa:

1) Será assegurada estadia provisória, preferencialmente, em um hotel no Centro do Rio de Janeiro. A Reitoria negocia uma proposta de melhor atendimento às necessidades dos estudantes e suporte a todos, prioritariamente, em local único, a partir de 8/8.

2) Será assegurado apoio financeiro emergencial aos estudantes que tiveram perda total de seus bens.

3) Foi aberto o processo n°23079.042165/2017-05 para recuperação emergencial do Bloco B, que será instruído com acompanhamento de laudos preliminares, em especial do Corpo de Bombeiros, e instrução do Escritório Técnico da UFRJ. Esse processo é necessário para liberação imediata de verbas para reforma da ala atingida pelo incêndio, de acordo com o Art. 24, inciso IV, da Lei 8.666 de 21/6/1993, dentro do prazo legal estipulado. Em virtude de exigências legais para concretização da emergencialidade, a retirada dos pertences somente será possível após o laudo do Corpo de Bombeiros. A Reitoria está confiante que a vistoria em caráter de emergência será feita pelo Corpo de Bombeiros até o final da segunda-feira (7/8).

4) A Divisão de Registro de Estudante (DRE) está pronta para emitir carteiras de estudante e certificados de residência aos alunos que perderam documentos e documentação necessária para emissão de Riocard. Eles devem procurar os representantes da Superintendência-Geral de Políticas Estudantis (SuperEst) para cadastro e recebimento.

5) Será assegurado suporte aos estudantes estrangeiros da UFRJ, compreendendo documentos e regularização de vistos.

6) A Reitoria enviou ofício ao MEC solicitando recursos extra-orçamentários emergenciais para assegurar apoio financeiro, pagamento de hotel e moradia aos estudantes atingindos; e ampliação da oferta de vagas.

7) A Reitoria convida todos os estudantes para uma reunião na segunda-feira (7/8), às 11h, no refeitório do alojamento.

Reitoria da UFRJ