Categorias
Memória

Residência Estudantil – atualização de informações

Ministério da Educação se comprometeu a dar apoio à UFRJ; Defesa Civil liberou acesso ao prédio para retirada de pertences

(às 17h31)

Ministério da Educação já ofereceu apoio à UFRJ

Defesa Civil liberou acesso ao prédio para retirada de pertences

A Reitoria da UFRJ reuniu-se na tarde desta quarta-feira (2/8) para tratar da situação dos estudantes que ficaram desalojados, após um incêndio na ala B da Residência Estudantil do campus Fundão.

Foto: Nathalia Werneck | CoordCOM UFRJ

Atuando em duas grandes frentes de trabalho, o objetivo principal é garantir espaço adequado para acomodação imediata dos moradores. Em paralelo, a Universidade está realizando o levantamento de opções posteriores de espaços de moradia.

Desde cedo, a Superintendência-Geral de Políticas Estudantis (SuperEst) trabalha junto aos estudantes para montar um cadastro com todos os que foram prejudicados, levantar demandas particulares quanto a pertences, questões acadêmicas, entre outras.

Pela manhã, eles apresentaram uma série de reinvidicações, como retirada de pertences, alimentação, segurança, ajuda para transporte, ressarcimento de danos, entre outros. A Reitoria se comprometeu a dar apoio integral em todas as demandas.

MEC ofereceu apoio

O Ministério da Educação entrou em contato com o reitor Roberto Leher durante a tarde, oferecendo apoio. A UFRJ está levantando as principais demandas emergenciais para apresentar ao ministério ainda hoje. Entre elas, a reforma do edifício.

Defesa Civil liberou acesso ao prédio

Em laudo, a Defesa Civil do Rio determinou interdição dos apartamentos 324 e 328, que ficam localizados no segundo pavimento. De acordo com o documento, os apartamentos foram interditados “por prejuízo dos pisos dos mesmos terem sido afetados por incêndio no cômodo abaixo”. De acordo com a Divisão de Segurança (Diseg) da UFRJ, os apartamentos 222, 224, 226 e 228 (primeiro andar) foram integralmente comprometidos.

Durante a tarde, o acesso ao prédio foi liberado apenas para a retirada de pertences.

Laudos

A Prefeitura da UFRJ também solicitou laudos ao Corpo de Bombeiros e à Polícia Federal. Uma comissão da Coppe/UFRJ também fará avaliação independente. A causa do incêndio ainda não é conhecida.

Outros informes serão divulgados ainda hoje.

Assessoria de Imprensa da UFRJ