Ciência também é coisa de menina

Curso de extensão do Museu Nacional busca inclusão de gênero na Ciência

O Museu Nacional da UFRJ está com inscrições abertas até sexta-feira (24/2) para o curso de extensão Meninas com Ciência: Geologia, Paleontologia e Gênero. A iniciativa é voltada para meninas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e pretende mostrar e reafirmar a força feminina no ambiente científico.

Idealizado pelas cientistas do Museu Nacional a partir do aumento da demanda pela discussão do papel da mulher na sociedade e na ciência, o projeto reúne um time de paleontólogas e geólogas para uma série de atividades durante os dias 18/3, 25/3, 01/4 e 08/4. Entre as principais atrações, estão a visita guiada pelo Museu, aulas de paleobotânica, manipulação de minerais, preparo de fósseis e, claro, palestras sobre a representação feminina na Ciência.

Dados do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) mostram que cada vez mais mulheres ocupam posições na pesquisa científica nacional, porém, mesmo com a paridade numérica, as oportunidades não são iguais. Segundo Andrea Costa, representante da Seção de Assistência ao Ensino (SAE) e uma das coordenadoras do curso, o acesso ainda é maior nas áreas de Ciências Sociais e Humanas, tradicionalmente compreendidas como femininas. O projeto, então, procura dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por mulheres e acabar com a visão recorrente no meio científico de que a área é vinculada ao gênero masculino. “Vários estudos em que se discutem as representações sociais de cientistas por parte do público infantil revelam a ausência das mulheres e de pessoas negras a partir dessas representações. Entendemos que esse quadro precisa ser transformado, e o curso se orienta nesse sentido”, explicou.

A iniciativa é um sucesso nas redes sociais, com cerca de 500 mil visualizações na postagem de divulgação no Facebook e 4 mil compartilhamentos. Segundo a organização, nos primeiros cinco dias, foram recebidas mais de 350 inscrições. Para a professora Luciana Witovisk Gussella, outra coordenadora do curso, a procura superou as expectativas de toda a equipe que se envolveu diretamente na construção do curso. “Nós, pesquisadoras, professoras e técnicas que trabalhamos em uma área historicamente masculina, nos unimos para mostrar às meninas do ensino público e privado que elas têm o direito de escolher seu caminho”, ressaltou.

O sucesso foi tão grande que a equipe estuda aumentar o número de vagas, que inicialmente seria de 20 estudantes, e oferecer mais uma turma no segundo semestre. “Todas amamos o nosso trabalho, somos verdadeiramente apaixonadas por rochas, fósseis e as histórias que eles nos contam. A chance de mostrar o que fazemos e, ainda, contar às meninas como chegamos aqui é um sonho que será realizado”, afirma Luciana.

As inscrições para o curso “Meninas com Ciência” podem ser feitas no site https://saemuseunacional.wordpress.com/ até o dia 24/2.