Categorias
Memória

Encontro na UFRJ discute ensino de Artes na formação universitária

Com duração de três dias, evento contará com participação da comunidade acadêmica e do público    

Visando a debater o papel específico do ensino de Artes e sua sustentabilidade nas universidades brasileiras, a UFRJ promoverá nos dias 22/11, 23/11 e 24/11 o I Encontro O Ensino de Artes na Formação Universitária. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Graduação, Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Pró-Reitoria de Extensão e Fórum de Ciência e Cultura.   Num momento em que a educação pública brasileira se vê ameaçada pela PEC 241 (agora PEC 55/2016, no Senado) e pela Medida Provisória 746, que retira a obrigatoriedade do ensino de Artes dos currículos, o Encontro (planejado desde o início do ano) ganha ainda mais importância. 

Além de debater, o evento pretende incorporar as novas dimensões e demandas sociais, culturais e profissionais, de modo a responder às expectativas externas e realidades acadêmicas da UFRJ. E desenvolver, a partir daí, “uma pauta local de discussão de avaliação didático-pedagógica no contexto da educação pública universitária”. 

O Encontro pretende também discutir mais especificamente os caminhos das artes na formação do autor, do artista, do designer, do pesquisador e do professor, bem como os seus lugares na sociedade. Segundo a organização, o evento tem a função de oferecer “um compartilhamento institucional com o público de uma pauta relevante para a Universidade e demais segmentos da sociedade”.

Encontro dividido em seis eixos temáticos  

O Ensino de Artes na Formação Universitária na UFRJ está estruturado em seis eixos temáticos, compreendidos entre mesas, rodas de conversa  e grupos de trabalho. São eles: O Ensino de Artes na UFRJ; Artes na Educação Básica; Artes na Formação Universitária; Artes e(m) Pesquisa, Ciências e Tecnologia; Artes e Diálogos Interculturais e Artes e Extensão. 

Como resultado, o debate desenvolvido entre as áreas de Artes elaborará uma escrita preliminar sobre os temas em contribuição às discussões do ensino, pesquisa e extensão e às políticas culturais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

As atividades ocorrerão no CT e no CCMN, na Cidade Universitária, e serão abertas à comunidade acadêmica e ao público. 

Para mais informações, acesse www.ensinodeartes.ufrj.br