7ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ começa nesta segunda-feira

Reitor Roberto Leher abrirá o evento no auditório Roxinho, às 9h, com uma palestra sobre os desafios da integração acadêmica

Reitor Roberto Leher abrirá o evento no auditório Roxinho, às 9h

A partir desta segunda-feira, 17/10, até a sexta, 21/10, a UFRJ realiza um de seus maiores eventos anuais. A 7ª Semana de Integração Acadêmica (Siac) reúne de uma só vez a 38ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (Jictac 2016), o 13º Congresso de Extensão e a 8ª Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ-Macaé, e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Cada trabalho apresentado tem pelo menos um estudante como autor.

Neste ano, importantes passos foram dados em direção a uma imbricação mais intensa entre ensino, pesquisa e extensão, com a criação de um único edital e um único sistema de inscrição de trabalhos e gerenciamento do evento. Além disso, foi aberta a possibilidade de novos tipos de sessões, as chamadas sessões de “pesquisa em diálogo com a extensão” e “intercentros”, onde se propõe uma interlocução acadêmica a partir da criação de espaços interdisciplinares, nos quais objetos e objetivos de pesquisa e de extensão convirjam.

Mais de 15 mil pessoas mobilizadas

Organizada pelas três pró-reitorias acadêmicas da UFRJ (Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa e Extensão), esta edição da Siac terá a participação de mais de 4 mil estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos. Ao todo, a organização do evento estima que mais de 15 mil pessoas participarão das atividades.

Palestra de abertura

O reitor Roberto Leher abrirá o evento nesta seguda-feira, às 9h, no auditório Roxinho, do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), no Fundão (Avenida Brigadeiro Trompowski S/N – entrada franca).

Leher abrirá o evento com a palestra “Universidade e sociedade: os desafios da integração acadêmica”.