UFRJ realiza ato contra intolerância nesta segunda-feira

Participe do ato contra intolerâncias no ambiente universitário, na próxima segunda-feira, ao meio-dia!

A Reitoria da UFRJ convida a comunidade universitária para um ato contra intolerâncias no ambiente universitário, na próxima segunda-feira, ao meio-dia. A manifestação ocorrerá após a Plenária de Decanos e Diretores, no primeiro andar do prédio da Reitoria, às 12h.

Nossa universidade é maior que muitas cidades. E como toda cidade, ela é feita de gente. Gente que tem muito em comum. Gente que guarda muitas diferenças. Diferenças que são a nossa riqueza. Mas que nem sempre são reconhecidas ou valorizadas como deveriam.

Nossa universidade mudou. E continua mudando. Se tornando mais democrática, mais plural. Mais negros, mais estudantes de escola pública, mais moradores da periferia, gente de todo o Brasil chegando pra fazer da UFRJ a sua casa.

E a nossa casa tem de ser lugar onde a gente se sente seguro. Onde a gente é enxergada e respeitada. Onde a gente pode ser quem a gente é, sem medo, sem vergonha, com orgulho e reconhecimento. Por isso a UFRJ assume o compromisso radical com o enfrentamento a todas as formas de discriminação e violência. Racismo. LGBTfobia. Machismo. Preconceitos de classe. Xenofobia. Nada disso tem lugar aqui.

Essa é uma universidade pública. É nossa. É de todo o Rio de Janeiro. Cada uma e cada um que estuda e trabalha aqui dentro faz parte dela. Transformá-la em um lugar de todxs é um compromisso institucional. E um compromisso pessoal de cada uma de nós.

Por isso, convidamos você: técnico, estudante, professora para afirmarmos juntxs esse compromisso. Um compromisso radical com o respeito, com a igualdade e com a liberdade de ser.

Serviço:
Ato contra a intolerância na UFRJ
Local: Prédio da Reitoria, 1°andar
Data: Segunda-feira, 11 de julho