Categorias
Memória

Concentração de renda: origem ou sintoma da desigualdade social?

Cineclube de julho apresenta o filme Réquiem para o Sonho Americano, seguido da palestra O Ponto Cego de Chomsky

O Ciência em Foco de julho aguça sua percepção sobre os dilemas sociais derivados da concentração de renda e da falta de democracia, convidando o público a assistir ao filme Réquiem para o Sonho Americano (EUA, 2015), de Peter D. Hutchison, Kelly Nyks e Jared P. Scott. Após a exbição, haverá uma conversa com Evandro Vieira Ouriques, doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ e professor da ECO, do PACC e do HCTE/UFRJ.
 
Através de entrevistas realizadas ao longo de quatro anos com Noam Chomsky, um dos mais destacados pensadores da atualidade, o filme desenvolve uma reflexão crítica sobre o processo de apropriação da riqueza e do poder por poucos e suas consequências para o exercício da democracia. O próprio Chomsky, filósofo e linguista, tem a oportunidade de desvelar projetos políticos que conduziram a essa encruzilhada histórica, ao mesmo tempo em que discute retrospectivamente seu ativismo e participação política.
 
Para o professor Ouriques, há porém o que chamou de “o ponto cego de Chomsky”, tema de sua palestra. Na sua opinião, “examinar o argumento de Noam Chomsky permite compreender o que falta para superarmos a concentração de riqueza. O ponto cego dele, e da teoria social, é que ela não é a origem, mas um sintoma. De onde vem o sonho que gera o sonho americano, a estrutura de classes, o crescimento ilimitado? Como fazer para que movimentos de emancipação não gerem mais subjugação, como o golpe no Brasil?”.
 
O Ciência em Foco acontece sempre no primeiro sábado de cada mês, às 16h e a entrada é franca.

SERVIÇO
Cineclube Ciência em Foco
– http://cineclubecienciaemfoco.blogspot.com
Filme: Réquiem para o Sonho Americano (EUA , 2015), de Peter D. Hutchison, Kelly Nyks e Jared P. Scott.
Duração: 1h e 11 min.
Faixa etária: 16 anos
Data: 02/07/2016 – 16h
Palestra: O Ponto Cego de Chomsky,  com Evandro Vieira Ouriques, doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ e professor da ECO, do PACC  e do HCTE/UFRJ.
Entrada Franca
Local: Casa da Ciência da UFRJ. Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo.