Categorias
Memória

UFRJ em Defesa dos Direitos Sociais, Políticos e Democráticos

Participe do ato convocado pela Reitoria da UFRJ, no dia 6 de abril, no Largo São Francisco de Paula!

UFRJ em defesa dos direitos sociais, políticos e conquistas democráticasA universidade pública, como instituição cujo oxigênio é a liberdade de pensamento, não pode permanecer em silêncio diante da afronta aos princípios basilares do Estado Democrático de Direito. 

O impeachment somente seria legal e legítimo se houvesse precisa caracterização do crime de responsabilidade do mandatário, e isso não foi configurado. O processo que leva parte do Judiciário a agir como um partido, em estreita conexão com os grupos que monopolizam os meios de comunicação, está a serviço de interesses econômicos lesivos ao país e aos trabalhadores. 

Os principais agentes econômicos apregoam, em seu próprio benefício, um ajuste fiscal  como o efetivado na Grécia e na Espanha. A presidenta Dilma vem empreendendo um duro ajuste fiscal que tem atingido fortemente as universidades federais e tem defendido uma nova reforma da previdência, mas os anseios das organizações empresariais são muito mais ambiciosos e regressivos. 

A agenda do PMDB é explícita: (contra)reforma sindical e trabalhista (o negociado prevalecendo sobre o legislado), desvinculação de verbas constitucionalmente asseguradas para a educação e a saúde, fim da gratuidade nas universidades federais, ampliação do ProUni para a educação básica. A agenda “Uma Ponte para o Futuro”, que fundamenta o processo de desestabilização em curso, afetará profundamente as instituições públicas, os direitos sociopolíticos e os fundamentos da democracia no país.

Em prol dos direitos sociais e das conquistas democráticas, a Reitoria da UFRJ conclama todxs a participar de um grande ato!

∙ Contra o impeachment promovido pelos setores dominantes;
∙ Contra o ajuste fiscal: verbas públicas exclusivamente para a educação pública;
∙ Em defesa da meta de R$ 3 bilhões anuais para o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).
∙ Pela Gratuidade da Educação Pública.

Local: Largo São Francisco de Paula, em frente ao Ifcs e ao Instituto de História
Dia 6/4/16, às 18 horas

Confirme presença no evento do Facebook!