Categorias
Memória

Livro retrata as transformações urbanas do Rio de Janeiro

Quais as principais transformações urbanas ocorridas na metrópole fluminense nos últimos 30 anos? O Rio de Janeiro conseguiu aproveitar o ciclo de expansão decorrente da economia do petróleo e dos megaeventos esportivos para concretizar o projeto de “cidade global” do século XXI – melhorando seus fatores econômicos, políticos e de desenvolvimento humano? Ou o seu território deve ainda carregar a denominação de “cidade partida” ou “metrópole partida”, geradora permanente de segregação e exclusão urbana?

O INCT Observatório das Metrópoles promove o lançamento do livro Rio de Janeiro: transformações na ordem urbana, com uma análise sobre as mudanças urbanas ocorridas na metrópole fluminense, no período que vai de 1980 a 2010, a partir de temas como estrutura produtiva, transição demográfica, organização social do território, mobilidade urbana, moradia, saneamento básico, governança urbana, entre outros.

Organizada pelo professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur-UFRJ) e coordenador nacional do INCT Observatório das Metrópoles, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, a obra é uma coletânea de 20 capítulos, assinados por 24 pesquisadores da rede fluminense do Observatório, que oferece uma abordagem crítica sobre o desenvolvimento metropolitano do Rio nas últimas três décadas.

O lançamento será no dia 27 de outubro de 2015 (terça-feira), às 18h, no salão do Centro Cultural da Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241, Centro – Cinelândia). O livro está disponível também em versão digital. Para acessar, basta realizar o cadastro no site do Observatório das Metrópoles.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Observatório das Metrópoles / Breno Procópio