Parque Técnológico debate Meio Ambiente

Problemas e soluções para a Baía de Guanabara e sustentabilidade serão o tema do evento, realizado pelo Parque Tecnológico da UFRJ, em comemoração ao dia mundial do meio ambiente.

O Parque Tecnológico da UFRJ realiza, entre os dias 1 e 3 de junho, diversas ações para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Serão diversas atividades, entre elas debates, exposições, oficinas e plantios de árvores.

No dia 1º de junho acontece o painel Sustentabilidade Urbana – Aplicações do conceito de cidades inteligentes, com a participação de representantes de empresas privadas, governo e universidade.  No dia 2 de junho será realizada uma oficina de construção em bambu e, no dia 3 de junho, será realizado o painel Baía de Guanabara – indicadores de qualidade, seguido de uma oficina para a criação de hortas urbanas. Em todos os três dias, os visitantes poderão participar do plantio de mudas de árvores e ver as exposições Memórias do Boto e O Mar não está para peixe, ambas realizadas por alunos e professores da Escola de Belas Artes. A exposição O Mar não está para peixe traz esculturas confeccionadas com resíduos sólidos retirados da Baía de Guanabara.

As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.

Programação completa:

Dia 1 de junho
Painel Sustentabilidade urbana: Aplicações do conceito cidades inteligentes
·         9h30 às 10h00 – abertura do evento: Parque Tecnológico da UFRJ e Fundo Verde da UFRJ – Maurício Guedes e Suzana Kahn.
·         10h às 10h30 – Plataformas tecnológicas para cidades inteligentes – Fred Arruda (EMC²).
·         10h30 às 11h- Internet das coisas – Nina Lualdi (CISCO).
·         11h às 11h30 – Centro de estudos em cidades inteligentes – Ariane Figueira (COPPEAD/UFRJ).
·         11h30 – 12h – Debate.

Plantio de mudas de árvores

Dia 2 de junho
Plantio de Mudas
·         12h30 às 14h30

Oficina de construção em bambu
·         14h às 16h

Dia 3 de junho
Painel Baía de Guanabara – Indicadores de qualidade
·         9h30 às 10h – Abertura do evento: Parque Tecnológico e Fundo Verde da UFRJ – Maurício Guedes e Suzana Kahn.
·         10h às 10h30 – A Baía de Guanabara: Panorama do problema e das possibilidades de solução – Elizabeth Lima (Fundo Verde UFRJ).
·         10h30 às 11h – Alternativas técnicas e institucionais para o saneamento da Baía – Luiz Firmino Martins Ferreira (Governo do Estado do Rio de Janeiro).
·         11h às 11h30 – Agenda de pesquisas aplicadas – José Paulo Soares Azevedo – COPPE/UFRJ.

Plantio de mudas

Oficina de horta urbana
·         14h às 15h

Sobre Parque Tecnológico
O Parque Tecnológico da UFRJ foi inaugurado em 2003 e está situado no campus da UFRJ, na Ilha da Cidade Universitária, numa área de 350 mil metros quadrados. No local estão instalados centros de pesquisas de 11 grandes empresas, 7 pequenas e médias, além de 6 laboratórios e centros de pesquisa. No Parque, está instalada também a Incubadora de empresas da COPPE, que, atualmente, abriga 30 startups. Outras 51 empresas de base tecnológica foram formadas na Incubadora. Neste ambiente de inovação, encontram-se ainda centros de pesquisas de outras duas companhias, GE e L’Oréal, localizadas na Ilha de Bom Jesus.

Desde a sua inauguração, os investimentos no Parque alcançaram mais de R$ 1bilhão. Atualmente, cerca de 1500 pessoas trabalham no Parque.