UFRJ participa do Encontro de Mulheres Estudantes da UNE

O evento ocorrerá entre os dias 1º e 3 de maio em Curitiba, na Universidade Federal do Paraná. A universidade apoia o evento e a participação das estudantes.

Por Isabella Cardoso

A Divisão de Esporte, Cultura e Lazer da Superintendência de Políticas Estudantis (SuperEst) da UFRJ e o Gabinete do Reitor disponibilizaram dois ônibus para que alunas da universidade participem do 6º Encontro de Mulheres Estudantes (EME) da União Nacional de Estudantes (UNE), que ocorrerá entre os dias 1º e 3 de maio em Curitiba, na Universidade Federal do Paraná. A universidade apoia o evento e a participação das estudantes.

O encontro é um fórum sobre discussões de gênero e políticas educacionais formuladas por mulheres, reunindo estudantes universitárias de todo o Brasil. O EME surgiu em 2005, por iniciativa da Diretoria de Mulheres da UNE, com o objetivo de ser um espaço de auto-organização e fortalecimento do debate feminista na entidade, contribuindo no combate ao machismo e todas as formas de opressão sofridas pelas mulheres.

O DCE Mário Prata, da UFRJ, entende a necessidade de ocupar e construir esse encontro, sendo ele um importante espaço no movimento estudantil nacional, que se propõe a discutir as demandas específicas das mulheres estudantes. O DCE também se responsabiliza pelas estudantes que forem nos ônibus da UFRJ, comprometendo-se a realizar um “espaço pré-EME” para viabilizar de forma democrática a participação de todas.