Primeiro dia de votações tem grande participação da comunidade universitária

O primeiro dia para escolha da nova Reitoria da UFRJ teve intensa participação da comunidade universitária, segundo avaliação da Comissão Coordenadora do Processo Sucessório (CCPS). O funcionamento das seções foi, em geral, tranquilo e os problemas com urnas eletrônicas foram rapidamente solucionados.

Das 180 urnas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), cerca de 5% tiveram de ser substituídas por problemas técnicos, entretanto, o mecanismo de registro dos votos em cartões de memória e pen drives permite que os dados sejam duplamente registrados e transferidos para as máquinas substitutas.

De acordo com a vice-presidente da CCPS, professora Gloria Braz, o comparecimento às seções de votação foi intenso. “As pessoas estão animadas com a eleição. Tenho a sensação de que há uma real disputa, isso é salutar, democrático”, afirmou.

Recomendações

Segundo Gloria, as chapas devem evitar aglomeração de fiscais junto às seções, para não atrapalhar os votantes. Ela afirma que “não mais de dois fiscais por seção” já são suficientes para acompanhar o processo.

A vice-presidente da CCPS lembrou também que a comissão realizou um treinamento especial junto aos mesários, para explicar como deveriam ser os procedimentos, nos dias de votação. Ela afirmou que a maioria dos mesários não fez o treinamento e, por isso, surgiram muitas dúvidas sobre como proceder, neste primeiro dia.

O vídeo do treinamento ainda está disponível no site da WebTV UFRJ, tanto para mesários como para a comunidade universitária.

Não deixe de votar

O primeiro turno para escolha da nova Reitoria vai até a próxima quinta-feira, 16 de abril, em toda a UFRJ, e o resultado será divulgado na sexta-feira, 17. Nesta terça, a CCPS atualizou novamente o arquivo com locais e horários das seções de pesquisa, para alunos, técnicos e docentes. Confira aqui.

De acordo com a ordem de inscrição das chapas, os candidatos são os professores Denise Pires (Chapa 30), Angela Rocha (Chapa 10) e Roberto Leher (Chapa 20).

No Portal UFRJ, você pode conferir entrevistas e notícias sobre as campanhas para o processo sucessório. Não deixe de participar da escolha da nova Reitoria para a gestão 2015-2019. A participação de todos é fundamental.