Categorias
Memória

Seminário realizado pela UFRJ debate a relação entre natureza e desenvolvimento

Encontro discutirá questões envolvendo as mudanças climáticas, sustentabilidade, biodiversidade, partilha da água e saberes locais das comunidades.

Nos dias 27 e 28 de novembro acontece no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), o Seminário Internacional Sociedade Natureza e Desenvolvimento. O encontro discutirá questões envolvendo as mudanças climáticas, sustentabilidade, biodiversidade, partilha da água e saberes locais das comunidades.

O evento é uma realização do programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (Eicos) da UFRJ e faz parte do ciclo de diálogos interdisciplinares França-Brasil, promovido pela cátedra da Unesco. Conta ainda com o apoio oficial do consulado da França no Rio de Janeiro.

O seminário reunirá especialistas brasileiros e franceses, além de atores da sociedade civil. A mesa de abertura, às 9h30 do dia 27, contará com a presença do reitor da UFRJ, Carlos Levi. Além do cônsul geral da França no Rio de Janeiro, Brice Roquefeuil, e do presidente do comitê de mudanças climáticas, o deputado Alfredo Sirkis.

Também no primeiro dia de evento, às 11h30, a mesa presidida pelo professor da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, Fred Tavares, “Cidades, governança e sustentabilidade” discutirá a sustentabilidade problematizada dentro das questões urbanas. Entre os tópicos do debate estão: a gestão da água, a desigualdade no acesso à energia elétrica e os desafios comunitários dentro desse contexto. Para ver a programação completa clique aqui.

Todas as mesas e debates acontecerão no CBAE, que está localizado na Avenida Rui Barbosa, 762 – Flamengo.