Fundo Verde da UFRJ apresenta vencedores do concurso Soluções Sustentáveis

Projetos propõem instalação de lâmpadas LED em áreas comuns do CT, reutilização de água de destiladores no CCS, criação de estação de tratamento de esgoto e implantação de transporte solidário na Cidade Universitária.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Fundo Verde

Edição: Jean Souza

O Fundo Verde da UFRJ divulgou as propostas vencedoras do concurso Soluções Sustentáveis – Fundo Verde da UFRJ. Ao todo foram 28 projetos recebidos – de estudantes, funcionários, técnicos e pesquisadores da instituição –, abrangendo as temáticas: Uso sustentável e eficiente da água; Eficiência energética; Mobilidade urbana sustentável. A solenidade de premiação será no dia 28 de novembro, no auditório do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Os autores das propostas vencedoras em cada categoria serão premiados com um tablet e receberão uma bolsa de estudos de três meses para que possam acompanhar as fases de implantação do projeto.

Na categoria "Energia", o vencedor foi Douglas Machado Côrtes, juntamente com sua equipe. Ele propôs a “Instalação de lâmpada LED nas áreas de comum acesso do CT”. Em "Mobilidade", o projeto “Transporte solidário unificando e ampliando as caronas na Cidade Universitária”, de Manuel Meyer e equipe, foi o vencedor.

Na categoria "Água", dois projetos foram os ganhadores: Isaac Volschan Junior e equipe, com o “Projeto Inova ETE: usina sustentável de recursos energéticos e materiais”, para instalação de estação de tratamento de esgoto na Cidade Universitária; e Lucas Pinho e equipe, com o “Processo de reutilização de água de destiladores e instalação de redutores de fluxo do CCS”.

Julgamento

As propostas foram julgadas por uma comissão formada por membros do Conselho do Fundo Verde da UFRJ e do Conselho do Plano Diretor da UFRJ. Ineditismo, impacto positivo da iniciativa, redução no consumo de água e energia elétrica, além de otimização das formas de locomoção dentro da universidade, foram os critérios adotados para as iniciativas vencedoras. Também foram considerados critérios como a facilidade de implantação, custo, inovação e a conformidade com o Plano Diretor UFRJ 2020.