O 1º Seminário Internacional Poder Popular na América Latina (Sippal), será realizado entre os dias 25 e 28 de novembro.">O 1º Seminário Internacional Poder Popular na América Latina (Sippal), será realizado entre os dias 25 e 28 de novembro.">

Democracia participativa é tema de debate na UFRJ

A emergência das reivindicações populares pela participação no governo e a democratização do Estado nos países na América Latina serão temas de debate na UFRJ.  A intensificação da ocorrência de processos desse tipo a nossa volta levaram diversos órgãos da universidade a criar, através de parcerias, o 1º Seminário Internacional Poder Popular na América Latina (Sippal), que será realizado entre os dias 25 e 28 de novembro.

O evento tem por objetivo criar um espaço de debate, reflexão e fortalecimento das práticas voltadas para a democracia participativa e o poder popular. Por isso, pretende reunir intelectuais, lideranças e movimentos sociais de diferentes países da América Latina. Na programação, estão previstas conferências, mesas-redondas, oficinas e apresentações de pesquisas e ações relacionadas ao tema.

A realização do Sippal é resultado do trabalho conjunto do Núcleo de Solidariedade Técnica (Soltec/Nides – UFRJ), Núcleo de Estudos e Pesquisas Marxistas da UFRJ, Escola de Serviço Social (Nepem/ESS – UFRJ), Departamento de Ciência Política (DCP/Ifcs – UFRJ), Laboratório de Estudos de Movimentos Sociais e Territorialidade (Lemto – UFF), Núcleo de Estudos Contemporâneos da UFF (NEC – UFF), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Casa da América Latina, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma Política, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a África, Ásia e as Relações Sul-Sul (Nieaas/Ifcs – UFRJ), revista Diálogos do Sul, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Unisalle – Niterói.

As atividades do Sippal acontecerão no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs), localizado no Largo São Francisco – Centro. Para participar é necessário fazer a inscrição no site e confirmá-la fazendo o credenciamento no dia e local do evento, junto com a entrega de um quilo de alimento não perecível. O seminário é aberto a todos que tiverem interesse pela temática em discussão.

Para outras informações clique aqui.