Comissão de pessoal docente elege representantes

Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) renovou parte de seus membros, para mandato de três anos.

A Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da UFRJ realizou, entre os dias 20 e 22 de outubro, as eleições de representantes e suplentes de cinco categorias de professores da universidade. A comissão tem por finalidade prestar assessoramento ao reitor, aos colegiados e demais instâncias competentes da UFRJ, em questões relativas a pessoal docente.

A presidente da comissão, professora Denise Nascimento, explica que a CPPD atua “com vistas à formulação e acompanhamento da política de pessoal docente no que diz respeito à contratação e alocação de vagas docentes, alteração de regime de trabalho, avaliação de desempenho, solicitação de afastamento e cooperação técnica dos docentes do quadro permanente da IFE [Instituição Federal de Ensino]”.

Para a categoria Professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), foi eleita a professora Rosangela Conceição de Souza (titular). Já na categoria Professores Auxiliares e Assistentes, a representante será a docente Waleska da Silveira (titular).

Os professores Marcelo Trovó Leite de Oliveira e Antonio Eduardo Ramires Santoro foram eleitos, respectivamente, como titular e suplente, na categoria Professores Adjuntos.

Também como titular e suplente, na categoria Professores Associados, foram eleitos Antonio Mauricio Ferreira Leite Miranda de Sá e Ethel Menezes Rocha. Na categoria Professores Titulares, foram eleitos os professores Carlos Alberto Manssour Fraga (titular) e Márcia Souto Couri (suplente).

O resultado foi aprovado por unanimidade pelos membros da CPPD e a homologação pelo Conselho Universitário (Consuni) está prevista para o dia 13 de novembro.

Mandato de três anos

A CPPD é uma instância consultiva, presente no antigo Plano Único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos (PUCRCE), e mantida na Lei da Carreira do Magistério Federal vigente. Seus membros são eleitos diretamente pelos pares, com mandato de três anos. A eleição de outubro renovou apenas uma parte do colegiado.

Acesse aqui a ata de homologação do resultado pela comissão.