Aprovada prorrogação de mandato de representantes

Conselho discute comitê gestor do Largo de São Francisco

Acontece, no próximo dia 20 (segunda-feira), das 10h às 12h, na sala do Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), a segunda reunião que discutirá a renovação dos representantes do Centro nos colegiados (a primeira foi realizada no último dia 19). Na ocasião, serão debatidos temas referentes ao sentido das representações da estrutura média com base nas experiências recentes.

Na 760ª reunião ordinária do Conselho de Coordenação realizada na última segunda-feira (6/10), foi aprovada por unanimidade a prorrogação do mandato dos atuais representantes até 15 de dezembro. Desta forma, os novos representantes eleitos ocuparão as vagas a partir de fevereiro de 2015, quando se encerra o recesso nos colegiados.

Ainda nos informes da reunião, a decana Lilia Guimarães Pougy alertou para ausência no calendário acadêmico de 2015, já aprovado nos colegiados superiores, da realização da VI Semana de Integração Acadêmica e da previsão de salas de aula no condomínio do campus da Praia Vermelha. Assim, a Comissão Mista do Condomínio da Praia Vermelha, propõe o seguinte calendário a ser definido pelas instâncias competentes: dia 21 de novembro como o prazo máximo para envio de demandas por parte das unidades, dia 5 de dezembro como data limite para a divulgação do mapa de salas de aula e dia 12 de dezembro como teto para a divulgação da previsão de turmas para o semestre 2015/1.

Progressão docente

Durante o expediente, a professora Rosa Pedro, diretora do Instituto de Psicologia (IP), comunicou aos conselheiros a ocorrência de dúvidas entre os professores acerca da Resolução 8 de 2014 do Conselho Universitário (Consuni), que regulamenta a progressão da carreira. “Alguns professores têm me procurado sobre as imprecisões da resolução a respeito do que é competência das congregações das unidades e o que deve ficar a cargo dos conselhos de coordenação dos centros”, relatou Rosa Pedro. A decana do CFCH esclareceu que o texto aprovado no Consuni estabelece que “os conselhos regulamentam os critérios a partir das indicações das congregações das unidades”. Os critérios de progressão funcional dos docentes vinculados às unidades do CFCH serão discutidos nas próximas sessões do Conselho de Coordenação.

Revista CFCH

O professor Paulo César Castro, da Escola de Comunicação (ECO), compareceu ao Conselho de Coordenação para apresentação da quinta edição da Revista do CFCH, da qual é editor-chefe. O novo número reúne resumos ampliados de trabalhos de iniciação científica apresentados na Jornada de Iniciação Científica em 2013. “Vale a pena destacar a importância para que o esforço dos estudantes seja o maior possível e o
incentivo para que as próximas edições sejam tão boas quanto esta”, afirmou Castro.

A professora Andréa Teixeira, diretora da Escola de Serviço Social (ESS), ressaltou a necessidade de reflexão acerca do perfil a ser estimulado nos jovens pesquisadores. “Em vez da disputa, o que devemos incentivar é o diálogo, a colaboração. A última edição da Jornada realizada no CFCH avançou ao não premiar os melhores trabalhos e permitir um ambiente de cooperação, em vez de competitividade e cobrança por parte dos orientadores. Não queremos dar um passo atrás”, analisou a professora que participou de seu primeiro Conselho de Coordenação, na função de diretora da ESS-UFRJ.

Projeto de extensão

Durante a ordem do dia, duas pautas foram aprovadas por unanimidade pelos conselheiros. A primeira diz respeito à assinatura de convênio para realização do projeto CAPACITASUAS, apresentado pela professora Fátima Valeria Souza (ESS-UFRJ), uma proposta de qualificação de técnicos operadores de políticas de Assistência Social. O objetivo é capacitar 2500 técnicos divididos em 53 turmas em dez regiões do Estado. O segundo ponto foi a aprovação de incorporação da professora Luciene Alves Miguez Naiff ao Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS), vinculado ao Instituto de Psicologia (IP) da UFRJ.

Comitê Gestor do Largo de São Francisco

O último ponto de pauta da sessão foi a discussão a respeito da formação do Comitê Gestor do campus do Largo de São Francisco, em suspenso desde abril deste ano. De acordo com o professor Murilo Sebe Bon Meihy, diretor em exercício do IH-UFRJ, “não há qualquer acordo que condicione a criação do comitê gestor à saída” da unidade daquele campus e que “até o momento as condições de transferência para a Cidade Universitária” não foram cumpridas. Sebe Bon leu ainda uma carta assinada pelo professor Carlos Fico (IH-UFRJ), em que reafirma a necessidade de que “as duas unidades administrem o prédio, até que as condições para a saída do IH sejam efetivadas”. A professora Jesse Jane, diretora do IFCS à época da elaboração do Plano Diretor UFRJ 2020 (quando foram discutidas as condições de transferência das unidades para a Cidade Universitária), lembrou que “a proposta do comitê gestor foi aceita pelo IH e que esperava-se que os dois diretores conseguissem chegar a um consenso, já que são concessionários de um mesmo espaço público” e que “tem ocorrido algumas dificuldades no cotidiano devido a este impasse”. Segundo o professor Marco Aurélio Santana, diretor do IFCS-UFRJ, “é preciso rever as condições de criação e a constituição desse comitê, já que ele foi criado em um outro momento, durante a discussão do Plano Diretor. É preciso atualizar a discussão”.

A professora Lilia Guimarães Pougy, decana do CFCH, propôs como encaminhamento a realização de uma reunião entre as direções do IFCS e do IH para reunir os consensos e dissensos a respeito da gestão dos espaços em comum. O prazo estipulado para que a pauta volte ao Conselho do CFCH é de 30 dias. Santana considerou a data razoável, mas ponderou que precisará submeter a discussão à Congregação de sua unidade.