">A Coppe/UFRJ vai exibir ao vivo, de 7 a 10 de outubro, as apresentações da conferência TEDGlobal, que pela primeira vez em 30 anos será realizada na América do Sul.

TEDGlobal será transmitida ao vivo

A Coppe-UFRJ vai exibir ao vivo, de 7 a 10 de outubro, as apresentações da conferência TEDGlobal, que, pela primeira vez em 30 anos, será realizada na América do Sul, na praia de Copacabana, Rio de Janeiro.  As palestras serão exibidas on-line no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2), em duas sessões, que começam às 9h e às 14h45. Após o término das conferências, professores convidados comentarão os temas das palestras  e, em seguida,  será aberto o debate com a plateia.

As sessões de transmissão são gratuitas, mas destinadas, exclusivamente, a alunos, professores, pesquisadores, funcionários e convidados da UFRJ e das demais instituições sediadas no campus da universidade. As apresentações serão realizadas em inglês, com tradução simultânea para o português.

A TEDGlobal é uma conferência internacional promovida anualmente pelo TED, uma organização sem fins lucrativos com representações em Nova York e Vancouver. Este ano, a conferência reunirá 65 palestrantes e artistas de diferentes países para participar de um eclético debate sobre questões sociais e políticas, educação, ciência, economia, cultura, arquitetura, artes, meio ambiente, exploração, entre outras.

A transmissão on-line ao vivo e gratuita da TEDGlobal é chamada por seus organizadores de  TEDGlobal para Todos. Nesse caso, é concedido o direito de exibição das apresentações a um grupo de universidades, escolas, bibliotecas, centros comunitários e culturais, organizações sem fins lucrativos e ONGs do Rio de Janeiro e de Niterói.

Realizada desde 1984, a TEDGlobal é caracterizada por palestras curtas, de, no máximo, 18 minutos. Inicialmente, as apresentações eram voltadas para temas como tecnologia, entretenimento e design, mas a pauta foi diversificada ao longo dos 30 anos do evento, que hoje também trata de questões relacionadas à economia, sustentabilidade e ativismo global, entre outras. Diferentes países já sediaram a conferência, cujos vídeos disponíveis na internet já foram vistos por milhões de pessoas ao redor do mundo.

Confira abaixo a programação dos debates que serão realizados na Coppe:

TERÇA (7/10)

10h30-11h30 – Open Data – Professor Marcos Cavalcanti (Programa de Engenharia de Produção)

16h15-17h15 – Economia e Sociedade Digital – Professor Marcos Cavalcanti (Programa de Engenharia de Produção)
QUARTA (8/10)

10h30-11h30 – Ativismo Global  – Professor Roberto Bartholo (Programa de Engenharia de Produção)

16h15-17h15 – Empowering Tech – Professor Luis Alfredo Vidal (Programa de Engenharia de Sistemas e Computação)

QUINTA (9/10)

16h15-17h15 – Recursos Hídricos – Professor Jerson Kelman (Programa de Engenharia Civil)

SEXTA (10/10)

10h30-11h30  – Desafios Ambientais: aquecimento global e vulnerabilidades  – Professora Suzana Kahn (Programa de Engenharia de Transportes)

A programação completa da TEDGlobal pode ser conferida em: