Melhor artigo para grandes desafios da computação é da UFRJ

Por Natalia Sales

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) concedeu o prêmio de melhor texto escrito para o eixo temático da educação ao artigo "Desafios e Oportunidades em Neurociência Computacional na Educação Brasileira", de autoria do ex-aluno da Coppe Raimundo José Macário Costa. A premiação aconteceu dia 18 de setembro e teve a participação do reitor Carlos Levi, em evento realizado no auditório do Centro Cultural Professor Horácio Macedo, o Roxinho.

Macário produziu o texto para o 3º Seminário dos Grandes Desafios da Computação promovido pela SBC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com base na tese de doutorado “Uma Estratégia Computacional na Detecção da Dislexia”, orientada pelo professor Luís Alfredo Vidal de Carvalho e publicada em 2011. Para Raimundo Macário, a premiação do trabalho “é importante para a comunidade acadêmica saber que existem trabalhos desse tipo”.

A tese apresenta uma pesquisa investigativa sobre a dislexia, voltada para o universo infantil. Alguns dos métodos analisados é a tristeza, com base em crianças com pelo menos dois anos de escolaridade. São utilizados técnicas e métodos de inteligência artificial (IA) para o tratamento, visando ao rastreio de pessoas com transtornos de aprendizagem. Essa questão é importante, pois pode influenciar e repercutir em alguns problemas sociais, como a evasão escolar, o analfabetismo funcional e as sucessivas reprovações.