Categorias
Memória

UFRJ lança vídeo de animação sobre álcool e câncer

UFRJ e a Fundação do Câncer lançam vídeo de animação para alertar as pessoas sobre a influência da propaganda e a ligação entre o consumo de álcool e o câncer.

A UFRJ e a Fundação do Câncer lançaram um vídeo de animação no YouTube para alertar as pessoas sobre a influência da propaganda e a ligação entre o consumo de álcool e o câncer. A proposta do vídeo é precaver os jovens sobre os riscos da doença, uma vez que os hábitos de fumar e beber são contraídos quando o adolescente ainda não tem noção das consequências que poderá sofrer.

“Do Álcool e seus Demônios” é resultado de uma pesquisa feita pelo Programa de Oncobiologia da UFRJ, com a participação de 278 pessoas entre 13 e 45 anos, de 25 diferentes estados brasileiros e pertencentes a todas as classes sociais.

 De acordo com a enquete, os brasileiros sabem que hábitos saudáveis ajudam a prevenir o desenvolvimento do câncer. No entanto, 82% dos respondentes não mudam seu estilo de vida por causa disso. Foi observado ainda que, apesar de acreditarem na influência de propagandas de bebidas alcoólicas, 87% dos entrevistados não se consideram atingidos.

O trabalho é uma produção do Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia, do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, da UFRJ. Para conferir o vídeo “Do Álcool e Seus Demônios”, acesse o link.