Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação mobiliza alunos da UFRJ

Por Paulo Calmon

A 35ª edição do Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação (Enecom) ocorreu na Universidade Federal de Alagoas, de 19 a 26/7. Após quatro anos afastados das discussões nacionais, 21 alunos do curso de comunicação social da UFRJ compareceram ao evento.

Com o tema "Educação às avessas: da formação que temos à comunicação que queremos”, estudantes de diversas universidades brasileiras se reuniram para discutir sobre as bandeiras da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos): democratização da comunicação, qualidade de formação do comunicador e combate às opressões.

O evento mobilizou diversos grupos de discussões, em torno de temas relacionados à comunicação e à sociedade, como o plebiscito constituinte e o projeto de lei de iniciativa popular por uma mídia democrática. Oficinas também foram ministradas, propiciando aos participantes a prática de atividades circenses, teatro, maracatu, entre outras.

Núcleos de vivência fizeram parte da programação, sob a proposta de trazer aos estudantes, divididos em grupos, um pouco mais da realidade alagoana em um dia de imersão nas atividades do lugar.

A Vila dos Pescadores de Jaraguá, que vem sofrendo remoções para a exploração turística que comprometem as tradições e o sustento das famílias locais, recebeu visitas, assim como o quilombo urbano Jacintinho, onde funciona o Museu Cultura Periférica, que resiste em sua cultura através da prática da capoeira, do Fer Kwon Do, arte marcial criada em Alagoas, e dos toques de atabaques e berimbaus.

Todas as atividades eram abertas à população, marcada pela violência e desigualdade social. Outros seis locais foram visitados, como o antigo Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga.

As atividades do encontro ainda envolveram mostras de arte e de curta-metragens produzidos pelos próprios alunos. Trabalhos acadêmicos também foram apresentados no local, como o artigo “Rádio Digital Brasileiro: mídia e sociedade cada vez mais livres”, do aluno Carlos Eduardo Barros. “O diálogo que surge a partir da apresentação de trabalhos, filmes e artes no geral, entre comunicólogos em formação de todo o país, é um ambiente altamente frutífero e acolhedor a novas ideias sobre a comunicação”, declarou.

Proposto pelo coletivo Enecos Alagoas, o ato organizado pela democratização da comunicação mobilizou os estudantes e alertou a população pelas ruas da capital, contando com transmissão ao vivo pela internet, através da iniciativa estudantil.

Ato pela democratização da comunicação passa pela Rua do Comércio, movimentada via localizada no Centro de Maceió

Laboratório de Ativismo e Comunicação da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ) lançou juntamente com a Enecos, imediatamente antes do ato, a campanha #ForaCoronéisdaMídia para esclarecer a população sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº246, que questiona a outorga e a renovação de concessões de radiodifusão a pessoas jurídicas que possuam políticos com mandato como sócios ou associados, a ser votada no Supremo Tribunal Federal.

“O Laboratório de Ativismo e Comunicação surgiu em junho de 2013, reunindo alguns alunos da ECO que trabalhavam com comunicação para política e movimentos sociais e queriam mostrar para outros alunos da escola que é possível ser um profissional de comunicação e ativista ao mesmo tempo. No laboratório a gente compartilha ideias de ferramentas online e intervenções de rua que possam ajudar a espalhar causas”, afirmou o aluno Rafael Rezende.

Saiba mais sobre o projeto de lei da mídia democrática em www.paraexpressaraliberdade.org.br

Saiba mais sobre o plebiscito constituinte em www.plebiscitoconstituinte.org.br