Alunos aprovam mudanças no SIGA

Por Giovanna Lisboa, Jean Souza e Paulo Calmon

O Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) da UFRJ ganhou uma nova interface gráfica na última quinta-feira (10/7). A tradicional plataforma utilizada na universidade para a inscrição on-line de disciplinas aguardava há anos por mudanças e as alterações efetuadas tiveram recepção bastante positiva entre os alunos.

O reitor Carlos Levi comemorou o sucesso da ação e afirmou que a Reitoria tem se empenhado em modernizar as tecnologias utilizadas na UFRJ. “Temos realizado um grande esforço para promover o melhor uso possível das tecnologias de informação e comunicação, dando suporte às atividades de ensino na universidade”, disse.

Aspectos relacionados à praticidade e agilidade da nova página foram os pontos mais destacados pelos alunos, durante as inscrições. “Deu tudo certinho. Foi rápido e ficou mais prático também”, disse Lucas Carralas, do Instituto de Física. “É ótimo, muito mais prático e eu não preciso mais desenhar um esquema de dias e horários numa folha pra entender o que estou fazendo”, disse a aluna do 5º período de Jornalismo, Jéssica Santos.
“A nova interface é muito mais funcional, mais amigável. Nosso projeto é reformular o SIGA por inteiro”, disse a pró-reitora de Graduação, Angela Rocha. O sistema também já substituiu a interface do lançamento de notas e pauta dos professores.

O novo sistema foi inspirado no SIGA Calmo, projeto desenvolvido por Guilherme Pim, aluno do curso de Engenharia Eletrônica e de Computação da Escola Politécnica. Apesar da referência, a interface foi totalmente desenvolvida pela equipe do SIGA.

O novo sistema ainda recebeu sugestões. Para a aluna Monique Assunção, do 5º período de Engenharia de Produção, “seria melhor ainda se eles atualizassem as turmas diariamente”. Cursando Administração, Janaina Barreto ainda propôs que “uma tabela mais detalhada com equivalência de cursos seria uma mão na roda”.

Boa recepção nas redes sociais

Nos últimos dias, vários alunos comentaram as mudanças do SIGA, nas redes sociais. No Twitter, a menção à agilidade do sistema e outras funcionalidades foram registradas com bom humor:

Vanessa Lino @vannessalino: Nunca fiz um pedido em inscrição tão rápido!! 😮 Fora que o novo SIGA está fofo e colorido (minhas matérias em verde e azul *__*).. 😀
Deborah Tavares @_bebah : E esse SIGA que nem parece real? Terminei minha inscrição em 4 minutos e 23 segundos.
Geovane Mattos Jr. @geeojr : Até agora tá funcionando de boa! Parabéns pela mudança!
tamy @tamypires: status: amando o novo siga da ufrj
Julia Barreto
‏@Julia__Barreto : "@sigaufrj: Novo sistema de Inscrições da UFRJ já está no ar!" Pra glorificar de pé, irmãos!
Tainá! Carvalho
‏@Taiadestre : @sigaufrj Adorei o novo método de pedido de inscrição. Achei mais eficaz e até mais simples. Parabéns!

Canais diretos para comunicação com alunos

Antes das mudanças para todas as graduações, o novo SIGA passou por uma fase de testes, entre alunos da Faculdade de Medicina, que possuem calendário acadêmico diferenciado dos demais cursos.

A Divisão de Registro de Estudante (DRE), responsável pelo SIGA e vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (PR-1) comunicou as mudanças aos alunos por e-mail. Um passo a passo sobre o processo de inscrição foi disponibilizado na página e o sistema inaugurou canais de comunicação com os estudantes.

Em caso de dúvidas, eles podem ligar para o telefone (21) 3938-9430 ou enviar um e-mail para novainscricao@dre.ufrj.br. Caso prefiram, as inscrições podem ser feitas através do sistema antigo.
Para outras informações sobre o SIGA, acompanhe o Twitter oficial do sistema em @sigaufrj. Para mais notícias sobre a UFRJ, acompanhe o Twitter da Reitoria no link @reitoriaufrj.