Categorias
Memória

CBAE realiza evento sobre a ditadura no dia 28/5

Por Gustavo Natario

No dia 28/5, acontece o evento "Trabalho memorial e favelas em tempos de ditadura", no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE). Além de três mesas de debates, completam a programação a exibição do filme "Remoção", de Luiz Antonio Pilar e Anderson Quack e uma explosição. O intuíto é discutir a vida nas favelas brasileiras durante a ditadura militar. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição.

O evento é promovido pelo Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural da UFF (Laboep/ FEUFF), o Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, o Museu Sankofa e o Centro Lúdico da Rocinha.

O CBAE fica na Avenida Rui Barbosa, 762, Flamengo.

Programação completa:

Abertura.
9:00h – José Sérgio Leite Lopes (CBAE/UFRJ) e Lygia Segala (UFF)

Mesa 1: As três ditaduras.
9:15h – 11:30h
Mediadora: Lygia Segala (UFF)
Palestrantes: Adair Rocha (UERJ e PUC-Rio), Adriana Facina (PPGAS/UFRJ), Antônio Carlos Firmino (Museu Sankofa da Rocinha), Edison Diniz (Rede de Desenvolvimento da Maré), José Martins de Oliveira (Rocinha sem Fronteiras), Mônica Francisco (ASPLANDE, Borel).

Exibição do Filme "Remoção", de Luiz Antonio Pilar e Anderson Quack.
11:30h – 13:00h

Mesa 2: O “Tempo do medo das remoções”: Memórias, testemunho.
14:00h – 16:30h
Mediador: Antônio Carlos Firmino (Museu Sankofa da Rocinha)
Palestrantes: Anazir Maria Oliveira (Dona Zica – Vila Aliança), Antônio de Oliveira Lima (ex-presidente da União Pró-Melhoramentos dos Moradores da Rocinha), Tania Regina da Silva (Creche "E Aí como é que fica?", Rocinha), Luiz Antonio Pilar (Diretor do filme “Remoção”), Eladir Fátima Nascimento dos Santos (UNIRIO), Lygia Segala (UFF), Dulce Pandolfi (CPDOC/FGV).

Mesa 3: Juventude, redes e movimentos sociais.
16:45h – 18:45h
Mediadora: Marina Alves (UFF)
Paletrantes: Aline Fernandes (AMAR – Associação de Mulheres de Ação e Reação do Vidigal), Fernando Ermiro (Museu Sankofa da Rocinha), Juan Souza e Silva (Grupo ECO, Santa Marta), Lívia de Tommasi (UFF), Raul Santiago (Ocupa Alemão), Regina Novaes (UFRJ).

Exposição: "Varal de Lembranças".

Encerramento: "Reinaldo Santana & Visão Suburbana".