">O superintendente-geral de políticas estudantis da UFRJ, Ericksson Almendra, apresentou ao Conselho Universitário, no dia 27 de março, ações voltadas para residência estudantil. A UFRJ terá, nos próximos anos, três complexos residenciais.

SuperEst apresenta projeto para residências estudantis

Reforma da atual residência e construção de outras duas estão previstas

Por Miler Alves

Na reunião do Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ, no dia 27/3, o superintendente-geral de políticas estudantis da UFRJ, Ericksson Almendra, apresentou aos conselheiros os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na Superintendência-geral de Políticas Estudantis (SuperEst). Nesta exposição, foi exibido o projeto para residências estudantis.

O projeto prevê que a UFRJ terá, nos próximos anos, três complexos de residência estudantil. A Residência Estudantil atual, que passa por sua primeira reforma geral, possui 504 vagas e tem metade das vagas ocupadas.

Para que a reforma começasse na parte feminina, as moradoras foram deslocadas para a parte masculina, porém, antes desta mudança foram substituídos o telhado, madeiras, pisos, sistema hidráulico, elétrico e um sistema de rede sem fio foi implantado para que fosse possível a alocação das alunas.

No planejamento apresentado pela SuperEst, está prevista ainda a requalificação das áreas comuns da residência em reforma.

Outra residência está em construção e será entregue em 2015. Sua localização será no Centro de Convergência do Centro de Tecnologia (CT) – Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (CCMN). Neste projeto, um restaurante universitário satélite está sendo construído para atender à demanda de estudantes no local.

A terceira residência, cujo projeto está pronto, tem previsão para ser concluída em 2017. O prédio estará inserido no Centro de Convergência CCJE-CFCH-CLA, que reunirá atividades do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Letras e Artes (CLA).

Este programa para as construções das residências estudantis faz parte da nova política de plano habitacional da UFRJ, que pretende integrar e dinamizar as novas unidades habitacionais, pois elas se encontrarão localizadas junto a setores acadêmicos, bibliotecas e auditórios da universidade.