">No dia 1/4, o Golpe Militar de 1964 completará 50 anos. Em decorrência desta data histórica, a UFRJ organizará uma série de eventos sobre a ditadura militar brasileira.

UFRJ tem agenda especial para debater os 50 anos do golpe militar

Por Giovanna Gouveia e Isabella Cardoso

Por conta dos 50 anos do golpe militar no Brasil, a UFRJ organiza, nos próximos dias, uma série de eventos para debater o período da ditadura no país. Com três eventos e um curso de extensão, a universidade abrirá espaço para relatos, apresentações artísticas e discussões com professores e personagens importantes para compreender o período.

Em destaque está o evento “FOI GOLPE! Essa noite, 50 anos”, que ocorrerá entre os dias 1 e 4/4. Coordenado pelo Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, o evento levará ao Largo São Francisco de Paula, no Centro do Rio, debates, filmes e um grande show com apresentações de artistas como Jorge Mautner e Mu Chebabi.

Confira a programação:

→ FOI GOLPE! Essa noite, 50 anos

O Forúm de Ciência e Cultura, em parceria com a Comissão da Memória e Verdade da UFRJ, o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) e o Diretório Central de Estudantes Mário Prata realizam o evento, no Largo São Francisco de Paula (Centro do Rio), no dia 1/4, quando se completam os 50 anos do golpe militar no Brasil.

O evento levará ao espaço projeções de imagens históricas, esquetes teatrais, espetáculos musicais e poéticos, além de uma mostra de filmes que retratam a época.

A abertura acontecerá às 10h, com participação do reitor da UFRJ, Carlos Levi; do professor do FCC, Carlos Vainer; e do diretor do Ifcs, Marco Aurélio Santana. Às 10h30, terá início a mesa “Vale a Pena Resistir” com o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) em 1969, Jean Marc Von Der Weid, e Marco Aurélio Santana, no Salão Nobre do Ifcs. Às 16h, terá início uma mostra de filmes que retratam a época, na sala de projeção do Ifcs.

Para encerrar o primeiro dia do evento, às 18h30, será realizado um espetáculo musical, poético e teatral com a participação da banda Kakumbu, os grupos teatrais Caras pintadas e Nós do Morro. Além dos convidados especiais Mano Melo, Mu Chebabi, Tadeu Mathias, Alex Frechette e Jorge Mautner. A programação segue do dia 2 à 4/4 com sessões de filmes às 10h e às 16h.

→ Violência e silêncios sendo rompidos: a repressão sobre os índios durante a ditadura civil-militar e na atualidade

O Laboratório de Estudos sobre os Militares na Política (Lemp), vinculado ao Instituto de História da UFRJ, promove entre dos dias 31/3 e 4/4 o evento “Violência e silêncios sendo rompidos: a repressão sobre os índios durante a ditadura civil-militar e na atualidade”.

A programação conta com uma exposição sobre a repressão aos povos indígenas e oficina de consciência étnica, ministrada por educadores indígenas. As atividades acontecem todos os dias do evento, a partir das 14h.

No dia 1/4, às 19h, será realizada uma mesa redonda com a participação de Marcelo Zelic, vice-presidente do grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo; Tonico Benites, antropólogo guarani-kaiowá e doutorando do Museu Nacional da UFRJ; Neimar Machado de Sousa, professor da Universidade Federal da Grande Dourados/ Faculdade Intercultural Indígena de Dourados (MS); e Cesar Miranda e Lemos, professor de História Indígena da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que também será o mediador.

O evento acontece no Museu do Índio, na Rua das Palmeiras, 55, Botafogo.

→ Curso de extensão debate gênero, sexualidade e ditadura no Brasil

O Laboratório de Estudos de Gênero (LEG-UFRJ) oferece o curso de extensão Gênero, Sexualidades e Ditadura Civil-Militar no Brasil durante o mês de abril, no Ifcs. O Curso, que acontecerá às quintas-feiras, terá quatro mesas de debate.

No dia 3/4, o tema será Contracultura e Juventudes, com participação de Frederico Coelho da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio); Gustavo Alonso e Rafael de Luna Freire, da Universidade Federal Fluminense (UFF); e Maria Alves Maia da Mackenzie – Rio.

No dia 10/4, o tema será Mulheres na Guerrilha, com participação de Jessie Jane, do Instituto de História (IH) da UFRJ; Marilea Porfírio, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH/UFRJ); e Victória Grabois, do grupo Tortura Nunca Mais.

No dia 17/4, o tema será Feminismo em Tempos de Autoritarismo, com participação de Andrea Moraes Alves, da Escola de Serviço Social da UFRJ (ESS); Anna Marina Barbará, do Ifcs; e Sergio Carrara, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

No dia 24/4, o tema será A Emergência do Movimento Homossexual, com participação de João Hora Góis, da UFF; Peter Fry, professor emérito do Ifcs; e Sergio Carrara, da Uerj.

As inscrições serão feitas no dia 3/4, a partir de 13h, no local do evento. Os participantes receberão certificados desde que apresentem frequência mínima de 75% (Carga Horária: 16h).

O evento será no Salão Nobre do Ifcs, no 2º andar, Largo São Francisco de Paula, 1, Centro.

→ Educação militar – mudanças e continuidades ideológicas

O Laboratório de Estudos sobre os Militares na Política (Lemp), do Instituto de História da UFRJ, promove a mesa redonda com o tema “Educação militar – mudanças e continuidades ideológicas”, no dia 2/4.

O debate conta com a participação de Renato Lemos, da UFRJ; Luiz Cláudio Duarte, da Universidade Federal Fluminense (UFF-Campos); Tânia Godoy, da Academia da Força Aérea (AFA); e Sued Lima, do Observatório das Nacionalidades.

O evento acontece a partir das 14h, no Instituto de História da UFRJ, Largo São Francisco de Paula, 1, Centro.