">A Cidade Universitária ganhará um terminal de BRT do novo corredor expresso Transcarioca. As obras no campus já começaram e a previsão é que a via fique pronta na segunda quinzena da maio.

Terminal do BRT será instalado na Cidade Universitária

Por Sidney Coutinho

Com inauguração prevista para a segunda quinzena de maio, a Transcarioca avança com obras em várias partes do Rio de Janeiro. Na Cidade Universitária, máquinas e operários alteram o traçado da Avenida Brigadeiro Trompowsky, criam novas pistas e implantam um grande terminal de integração próximo ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). No entanto, as intervenções são bem diferentes do projeto original apresentado à UFRJ.

Para assegurar que a Transcarioca favoreça a comunidade universitária, o prefeito da UFRJ, Ivan Carmo, fez diversos alertas ao consórcio BRT. Periodicamente, Ivan visita os canteiros abertos no campus para sugerir alternativas viáveis e conciliatórias. "Mudanças no projeto substituíram duas estações pequenas por um grande terminal, mas, para dar acesso ao campus, o mergulhão ou a ponte cruzando a Avenida Brigadeiro Trompowsky vai ficar só no papel. O tráfego será controlado por semáforos, o que é um risco", advertiu ele.

Para impedir que acidentes ocorram, a Secretaria Municipal de Transportes implantará sinalização específica no campus e campanhas educativas serão promovidas para orientar a comunidade universitária quanto ao comportamento seguro nas proximidades do BRT. "Próximo à sede do São Cristóvão havia um retorno para quem vinha da Ilha do Governador ou da Baixada Fluminense. Nesse ponto terá início a ponte em arco estaiado sobre a Avenida Brasil. Alertamos que, com o fim da opção, os motoristas dariam uma enorme volta para chegar ao campus", conta o prefeito da UFRJ.

Segundo Ivan Carmo, a solução apresentada pelo consórcio é um novo retorno sob a Linha Vermelha. "Embora longe do ideal, sugerimos alteração no traçado de acesso ao campus próximo à Prefeitura Universitária. Haverá uma nova pista e na Av. Brigadeiro Trompowsky uma baia de espera para quem chega pela Avenida Brasil. O trecho antigo ficará fechado e será usado apenas em casos especiais", esclareceu o prefeito da UFRJ.

As espécies vegetais cortadas durante as obras serão repostas. Segundo Ivan Carmo, "um compromisso formal de recuperação da área com o consórcio responsável pela obra e com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro foi realizado para recuperação dos jardins do IPPMG e replantio de espécies vegetais".

Novo Terminal

Em um terreno de 35 mil metros quadrados, próximo ao Terminal de Integração da UFRJ, está sendo construído o Terminal do BRT. A nova estrutura vai atender a Transcarioca e receber ônibus alimentadores e de circulação interna da universidade. A Secretaria Municipal de Obras realiza a terraplanagem da área, que, em breve, receberá a concretagem para que sejam erguidas as estruturas metálicas pré-fabricadas no padrão das demais estações do BRT. A estrutura modelar terá plataformas de lados opostos para os ônibus articulados e os comuns, além de abrigo e banheiros.

As obras da Transcarioca também deixarão o terreno nas imediações nivelado para a expansão prevista no projeto do sistema Transbrasil (ligação entre Deodoro e o Centro do Rio), em fase de licitação. Quando isso acontecer, o terminal já remodelado poderá dobrar de tamanho e receber também ônibus intermunicipais.

As obras do BRT na Cidade Universitária começaram em maio de 2012. O trecho, que recebeu o nome técnico de Lote 2, tem 11 km de extensão e começa na Largo da Penha. De lá, ele segue pelas ruas Monsenhor Alves Rocha, Ibiapina e Uranos, para chegar a Ramos. Depois de cruzar a linha férrea, os ônibus articulados vão passar pelas ruas Viúva Garcia e Emilio Zaluar e pelas avenidas dos Campeões e Postal, em Bonsucesso. Ao atravessar a Avenida Brasil, a via receberá um viaduto em forma de arco estaiado. Depois, continua pela Avenida Brigadeiro Trompowski, na Cidade Universitária, até o Terminal do BRT. Uma ponte estaiada criará uma nova ligação entre a Cidade Universitária e a Ilha do Governador. Após atravessar a Baía de Guanabara, os ônibus articulados seguem pela Estrada do Galeão até a Avenida 20 de Janeiro, reta que leva ao Aeroporto Internacional Tom Jobim.

O corredor expresso deve ser concluído em maio de 2014 e pretende beneficiar 450 mil pessoas, de acordo com a Prefeitura do Rio de Janeiro.

Edição: Jean Souza