">No dia 12/3, reitores e gestores de universidades do estado do Rio de Janeiro assinaram o convênio para a criação do Fórum Interuniversitário de Cultura (FIC). O objetivo é melhorar a produção e difusão de cultura no estado.

Rio ganha Fórum Interuniversitário de Cultura

Por Jean Souza

Reitores e gestores de oito instituições de ensino do Rio assinaram na quarta-feira (12/3) o convênio que cria o Fórum Interuniversitário de Cultura (FIC-RJ). Assinaram o documento gestores da UFRJ, Unirio, UFF, UFRRJ, Uerj, Uenf, IFF e Cefet.

O objetivo do FIC-RJ, entre diversas ações, é qualificar e intensificar a produção e a difusão de cultura no Rio de Janeiro, criando uma agenda integrada de teatro, música, dança, outras manifestações artísticas e ciência. De acordo com o reitor da UFRJ, Carlos Levi, a ideia é incluir futuramente representantes estaduais e municipais no projeto.

Outra proposta do FIC é promover ações unificadas para definir políticas culturais em colegiados de defesa do patrimônio e conselhos estaduais e municipais de cultura.

Leia aqui as propostas do fórum, discutidas em fevereiro.

O coordenador do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, Carlos Vainer, falou sobre sua equipe e sobre as instituições participantes, que nos últimos meses trabalharam para consolidar o projeto. Ele afirmou que o fortalecimento da esfera pública no campo da cultura é uma das metas do FIC.

“A cultura é, hoje, sem mediações, de maneira direta, apropriada pelos processos mercantis de valorização capitalista e busca de lucro. O empresariamento cultural é um fenômeno que alcança patamares nunca antes igualados”, criticou o professor, lembrando o potencial que as universidades públicas possuem para promover ações na área.

Em seu discurso, o reitor Carlos Levi afirmou que arte e cultura são campos nos quais a universidade se completa. “A universidade que se fortalece apenas nas áreas técnicas não vai produzir o cidadão que nossa sociedade precisa. Arte e cultura são componentes fundamentais”, afirmou.

Diretor geral do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), Carlos Henrique Figueiredo Alves, disse que o fórum “tem o desafio de propagar cultura não só no meio acadêmico, mas para toda a sociedade do Rio de Janeiro, que tanto necessita de mais cultura”. Já a pró-reitora de Extensão e Cultura do Instituto Federal Fluminense (IFF), Paula Aparecida Bastos, representando o reitor da instituição, lembrou que a cultura, associada à educação, “deve ser revista a partir da singularidade da realidade brasileira”.

O vice-reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Edson Corrêa da Silva, também lembrou que houve grande esforço das instituições para consolidar o FIC-RJ. O reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Vieiralves, em consonância, afirmou que o convênio é um “ato de potência” e destacou que equipamentos como teatros e auditórios, nas universidades, têm uma grande capacidade física para abrigar atividades culturais no Rio – característica também lembrada pelo coordenador do Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense (UFF), Luiz Augusto Rodrigues.

“É preciso estar mais juntos, mais integrados. Podemos construir propostas de cursos e ações integradas”, disse a reitora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Ana Maria Dantas Soares.

O reitor da Unirio, Luiz Pedro San Gil Jutuca, destacou o potencial da sua universidade para contribuir na área. “Temos uma escola de Teatro, de Musicologia, um curso de Engenharia de Produção Cultural”, destacou.

A cerimônia de criação do FIC foi realizada no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da UFRJ, no Flamengo, e contou com apresentações da Orquestra Barroca da Unirio, de coro de jovens do Instituto Federal Fluminense e uma tamborzada da Companhia Folclórica do Rio-UFRJ, que completa 25 anos e que este ano embarca para apresentações no México.