">Premiação para as melhores teses de doutorado defendidas na UFRJ em 2013 aconteceu na última sexta-feira, dia 13/12. O Parque Tecnológico da UFRJ, que completa 10 anos em 2013, foi o patrocinador da iniciativa.

Prêmio Gilberto Velho de Teses da UFRJ elege vencedores

Aconteceu sexta-feira, dia 13/12, no auditório do CT 2 – COPPE, na Ilha da Cidade Universitária, a cerimônia de entrega do Prêmio Gilberto Velho de Teses da UFRJ, que contemplou as cinco melhores teses de doutorado defendidas no ano de 2013 na UFRJ em cinco categorias diferentes: Ciências da Vida, Ciências Tecnológicas e da Natureza, Ciências Sociais e Humanas, Letras e Artes, e Tese Inovadora. Os vencedores ganharam uma quantia de dez mil reais e seus orientadores uma passagem aérea nacional com diárias em um hotel.

A cerimônia aconteceu no auditório do CT2 (prédio da COPPETEC), com a participação do reitor da UFRJ, professor Carlos Levi, da pró-reitora, professora Debora Foguel, e o diretor do Parque Tecnológico, Mauricio Guedes que afirmou ser “um privilégio para o Parque Tecnológico encerrar esse ano com um evento como esse”. Os três e mais o vice-reitor, professor Antônio Ledo, e a diretora do Museu Nacional, professora Claudia Rodrigues, formaram a mesa diretora. O comitê avaliador foi constituído por professores da Unicamp, UFF e Fiocruz.

De acordo com o reitor, “esse evento significa, para a universidade, um momento de avaliação e de reflexão. É a universidade se atualizando, se modernizando, se colocando contemporânea ao seu próprio tempo”. E afirmou, ainda, ter “uma enorme satisfação em compartilhar esse momento, tendo conhecimento do trabalho de qualidade da universidade”.

Gilberto Velho foi antropólogo, graduado em Ciências Sociais e mestre em Antropologia Social pela UFRJ, e doutor em Ciências Humanas pela USP. Tornou-se o introdutor da Antropologia Urbana no Brasil e foi membro de vários órgãos nacionais importantes, como a Academia Brasileira de Ciências e a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), na qual também foi presidente. Até a sua morte, ano passado, aos 66 anos, foi titular e decano do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da UFRJ.

Confira a lista completa dos vencedores de cada categoria:

Ciências da Vida

Autora: Tatiane da Franca Silva

Tese: Caracterização de uma espécie viral recombinante associada à doença azul do algodoeiro e análise do perfil de pequenos RNAs produzidos durante a infecção

Orientadora: Professora Maite Vaslin de Freitas Silva

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal

Ciências Tecnológicas e da Natureza

Autor: João Paulo Bassin

Tese: Remoção Biológica de Nutrientes em Sistemas Compactos e Estudo da Diversidade Microbiana por Técnicas de Biologia Molecular

Orientadores: Márcia Dezotti, Alexandre Soares Rosado e Mark van Loosdrecht

Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da Coppe

Ciências Sociais e Humanas