Parque Tecnológico da UFRJ recebe visita do rei da Suécia

O rei Carlos XVI Gustavo da Suécia visitou o Parque Tecnológico da UFRJ junto com uma delegação da Real Academia Sueca de Ciências da Engenharia (IVA)

O rei Carlos XVI Gustavo da Suécia visitou nesta quinta-feira, 14, o Parque Tecnológico da UFRJ, na Ilha da Cidade Universitária, junto com uma delegação da Real Academia Sueca de Ciências da Engenharia (IVA), da qual é patrono. O grupo, que veio conhecer a instituição, foi recebido pelo diretor do Parque, Mauricio Guedes, e pelo reitor da UFRJ, professor Carlos Levi, que deram as boas-vindas e fizeram breves apresentações sobre o Parque e a Universidade.

Mauricio Guedes ressaltou a criação da COPPE e a instalação do CENPES como eventos importantes para a construção do Parque há 10 anos. Segundo ele, “a missão do Parque é transformar conhecimento em riqueza, inovação e empregos para a sociedade”. O diretor do Parque apresentou as grandes empresas instaladas e ressaltou uma particularidade. “Aqui é o único lugar no mundo onde temos três grandes rivais fazendo pesquisa no mesmo espaço”, disse ao mencionar a presença de Schlumberger, Halliburton e Baker Hughes. Ele também falou sobre a importância da Incubadora de Empresas da COPPE. “Foi o início do Parque e é o mecanismo que oferecemos aos nossos alunos que querem abrir uma empresa. Temos uma experiência muito boa, que já dura 19 anos. Ao longo desse período apoiamos a criação de mais de 60 startups.

Duas empresas da Incubadora e uma do Instituto BioRio fizeram apresentações sobre suas tecnologias. O sócio da Forebrain, Billy Nascimento, falou sobre as técnicas usadas pela empresa para fazer pesquisas de marketing usando a neurociência e o diferencial desse tipo de pesquisa. A Oil Finder, que atua no ramo de petróleo, foi apresentada pela sócia Cíntia Soares. Eduardo Cruz, fundador da Axis Biotec, falou sobre a motivação que o levou a criar a empresa de biotecnologia e apresentou um pouco do histórico da companhia.

A delegação sueca terminou a visita no LabOceano, onde o grupo pode conhecer o tanque oceânico. “Fiquei muito impressionado com a apresentação das companhias [OilFinder e Forebrain]. Há empresas muito boas e atrativas aqui no Parque, eu gostei muito daqui. A descoberta de pré-sal pela Petrobras simboliza um grande avanço. Eu acho que vocês têm um grande futuro aqui”, disse Magnus Lundberg, presidente de três empresas independentes: Atos Medical AB, Convatec Inc. e Airsonett AB. Sobre o LabOceano, ele fica admirado com o tamanho e comenta que “nunca tinha visto algo assim”.