Reitoria divulga ações no HUCFF

Por Pedro Leite

A professora Araceli Ferreira, pró-reitora de Gestão e Governança da UFRJ, apresentou no Conselho Universitário (Consuni) do dia 24/10 as medidas realizadas diretamente pela Reitoria no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) desde julho deste ano. Araceli apresentou aos conselheiros ações em andamento e as já concluídas.

Uma das principais medidas tomadas foi o escoramento de um pilar do anexo do hospital, conhecido como “Poeirão”. Com esta ação, informou a pró-reitora, já seria possível iniciar o processo de reestruturação de um anexo, que irá abrigar o pessoal de manutenção predial e a divisão de engenharia do HUCFF.

Outras importantes atuações da Reitoria anunciadas para o hospital foram as manutenções nas redes elétrica, de gases e de água quente, do serviço de lavanderia, o controle de pragas e vetores, e a reforma da cozinha, do refeitório, e de quatro elevadores.

Além de encontros com a equipe de enfermeiros e médicos do hospital, Araceli disse já haver comparecido a mais de trinta reuniões com representantes da Escola Politécnica, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), com o Escritório Técnico da Universidade (ETU) e com a Divisão de Engenharia do HUCFF, para implementar diversas ações de apoio ao hospital.

A pró-reitora também informou que desde março de 2012 a estrutura do HUCFF está estável e, portanto, será possível realizar obras dentro do prédio. As licitações devem ser feitas em 2014. Muitas ações para o hospital só podiam ser realizadas após a garantia do processo de estabilização, reforçou o reitor Carlos Levi.

Mônica Maluhy, representante dos Técnicos Administrativos no Consuni, elogiou a apresentação e os esforços da Reitoria nas melhorias do HUCFF. “Queria agradecer ao reitor, pelo empenho incansável, inquestionável e alentador” disse a conselheira. Mônica ainda ressaltou que, por mostrar que a infraestrutura do edifício não corre risco, as apresentações geram tranquilidade para funcionários e pacientes do hospital.