">A Escola de Comunicação da UFRJ, o Curso de Direção Teatral e o Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena repudiam veementemente a atuação violenta da polícia e a prisão arbitrária do estudante do Curso de Direção Teatral e professor do município Adelson Luiz Ferreira da Silva.

Nota de repúdio à prisão de estudante do curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ

Adelson estava há semanas acampado no Ocupa Câmara e foi preso na noite de 15 de outubro, juntamente com um grupo de mais de 70 manifestantes, sobre os quais pesam acusações graves, sem comprovação, caracterizando a política de intimidação ao direito de manifestação de cidadãos que lutam por condições mínimas de cidadania, de educação e respeito democrático.

Lembramos que a luta pela educação é um compromisso compartilhado por todos nós e que consideramos inaceitáveis as cenas de violência contra professores e estudantes que se tornaram correntes nos últimos dias.

Agradecemos a atuação fundamental da Comissão de Segurança Pública da OAB e do Instituto de Defensores de Direitos Humanos que acompanham e defendem, entre muitos outros casos, o do Adelson Luiz Ferreira da Silva, preso sem provas. Nossas últimas informações foram de que Adelson está preso na Polinter de Niterói aguardando transferência para Bangu 1, mas ainda não há confirmação. Esperamos ainda informações sobre o pedido de Habeas Corpus.

Após a Nota da ECO sobre a prisão de Ciro Brito Oiticica e da prisão do estudante do Curso de Direção Teatral e professor do município Adelson Luiz Ferreira da Silva, fomos informados da prisão do estudante de pedagogia da UFRJ Rodrigo Campos Castello Branco e da detenção e agressão do técnico-administrativo da Extensão da ECO, João Correa Neto. Reafirmamos que a violência contra professores, estudantes e manifestantes é inaceitável e a UFRJ e a ECO irão se pronunciar e lutar contra as arbitrariedades cometidas.

Ivana Bentes
Direção da Escola de Comunicação – ECO UFRJ

Livia Flores
Coordenação do Curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação

Gabriela Lírio e Adriana Schneider
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Escola de Comunicação – PPGAC

Detenção De Técnico Administrativo da ECO

Entre os detidos do dia 15/10/2013 também estava o técnico da Escola de Comunicação, João Correia de Andrade Neto, que se manifestava pacificamente em apoio a greve dos professores da rede estadual e municipal do Rio de Janeiro.

João foi detido e lançaram sobre ele a acusação de lesão corporal a um policial. Segundo vídeos e testemunhas, João não agrediu policial algum. A abordagem violenta e arbitrária dos policiais contra o Coordenador Executivo de Extensão da Escola de Comunicação da UFRJ quando da sua detenção e a de outros manifestantes indica um sério precedente na suspensão dos direitos do cidadão.

Escola de Comunicação da UFRJ