Categorias
Memória

Professor do Departamento de Meteorologia é admitido em grupo internacional

O professor Gutemberg Borges França, coordenador do Laboratório de Meteorologia Aplicada (LMA) do Departamento de Meteorologia/IGEO, foi admitido em importante grupo de estudos internacional.

O professor Gutemberg Borges França, coordenador do Laboratório de Meteorologia Aplicada (LMA) do Departamento de Meteorologia/IGEO, foi admitido, no início de outubro, como membro do Group for High Resolution Sea Surface Temperature Science Team (GHRSST).

O GHRSST fornece uma nova geração de produtos operacionais globais de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) em alta resolução (< 10 km) para a comunidade científica (oceanografia, meteorologia, clima etc.). É um grupo internacional que conta com diversos países participantes, entre eles Estados Unidos, Reino Unido, França, Japão, Itália, Austrália e, agora, o Brasil.

O grupo possui dez linhas fundamentais de pesquisa: validação da TSM, estimativa da TSM, variabilidade diurna, altas latitudes, intercomparação, entre outras. A admissão no GHRSST poderá trazer benefícios para a melhoria do sistema de geração e validação da TSM utilizada na Remo e aumentar a colaboração internacional de pesquisadores brasileiros nas áreas do GHRSST.

Para maiores informações, acesse: https://www.ghrsst.org/.