Lançamento de documentário sobre dança

No próximo dia 1º de outubro, durante o 10º Congresso de Extensão da UFRJ, será realizado o lançamento do documentário Dançar, que focaliza a vida e a obra da professora emérita Helenita Sá Earp, introdutora da dança nas universidades brasileiras em 1939.

Helenita estabeleceu uma estrutura teórica para o ensino e a criação em dança, tendo formado uma geração de profissionais que disseminaram esses princípios em cursos superiores por todo o Brasil.

O documentário se divide em quatro eixos: depoimentos documentais de pessoas que conviveram e participaram da vida de Helenita; recriação de obras consideradas inovadoras pela crítica especializada; depoimentos técnicos de coreógrafos e intérpretes; e fragmentos da vida da professora, com a reprodução poética de momentos da sua vida.

Dançar é uma produção do Laboratório de Imagem e Criação em Dança (Licrid) da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), e contou com doações de admiradores da obra da professora Helenita.

O evento será às 18h, no Centro Cultural Professor Horácio Macedo (Auditório Roxinho), que fica na Av. Athos da Silveira Ramos s/nº – Prédio do CCMN – Cidade Universitária.