A nova medida teve início este mês, com objetivo de aumentar a área de abrangência do monitoramento no campus. Circulando em duplas, os agentes de bicicleta fazem a ronda no entorno dos prédios, entre 7h e 19h.">A nova medida teve início este mês, com objetivo de aumentar a área de abrangência do monitoramento no campus. Circulando em duplas, os agentes de bicicleta fazem a ronda no entorno dos prédios, entre 7h e 19h.">

Segurança na Cidade Universitária ganha reforço com agentes em bicicletas

Por Laura Barbosa

A vigilância da Cidade Universitária agora é feita também de bicicleta. A nova medida teve início este mês, com o objetivo de aumentar a área de abrangência do monitoramento no campus. Circulando em duplas, 20 agentes de bicicleta fazem a ronda no entorno dos prédios entre 7h e 19h.

“Os seguranças vão ficar circulando ao redor das quadras. Irão percorrer a frente, laterais e fundos dos edifícios. Não o tempo todo, pois haverá momentos que estarão parados, por exemplo, observando a movimentação nos estacionamentos para entrar em ação se notarem algo de suspeito. De qualquer forma, em vez de fixos em um único ponto, estarão em vários deles para vigiar a universidade", explicou o prefeito da Cidade Universitária, Ivan Carmo.

De acordo com o prefeito, os vigilantes têm permissão para portarem armas, mas serão os radiocomunicadores e a possibilidade de rapidamente acionarem a Polícia Militar a maior vantagem do novo patrulhamento. Além disso, os seguranças têm acesso a áreas em que a PM não está autorizada a entrar, como os estacionamentos.

A alternativa das rondas feitas em bicicleta foi possível devido ao novo contrato de vigilância assinado pela UFRJ em agosto. O contrato prevê ainda o aumento de 40% no atual número de segurança patrimonial em todas as unidades da UFRJ, inclusive as localizadas fora da Cidade Universitária.

Até o fim do ano, haverá outras melhorias no monitoramento da Cidade Universitária. Além da implantação do sistema de câmeras, já anunciado pela Prefeitura Universitária, serão instaladas duas novas cabines de segurança, uma entre o Centro de Tecnologia e o Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (Av. Athos da Silveira Ramos), outra entre a Faculdade de Letras e o Bloco H do Centro de Tecnologia (Av. Horácio Macedo).

A cabine entre o Centro de Ciências da Saúde e a Escola de Educação Física (Av. Carlos Chagas Filho) já está em operação.

Com informações de Sidney Coutinho, da Prefeitura Universitária.