Novo laboratório da Coppe desenvolverá tecnologia para sonares

A Coppe/UFRJ inaugurou na terça-feira, 30 de julho, o Laboratório de Tecnologia Sonar – LabSonar, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento de tecnologia nacional na área de sonares. O LabSonar reúne professores e pesquisadores dos programas de Engenharia Elétrica e de Engenharia Oceânica da Coppe.

A nova unidade nasce com o desafio inicial de apoiar o desenvolvimento dos sonares que vão equipar os cinco submarinos que a Marinha do Brasil vai construir nos próximos anos. Entre eles está o submarino com propulsão nuclear, em fase de projeto, que deverá ser concluído até 2025.

A cerimônia de inauguração contou com as presenças do almirante Wilson Guerra, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha do Brasil; do contra-almirante e engenheiro naval Humberto Moraes Ruivo, diretor do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM); do vice-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Antônio José Ledo Alves da Cunha; do presidente da INB – Indústrias Nucleares do Brasil, Aquilino Senra; e do diretor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa; entre outros.

Saiba mais sobre o LabSonar aqui.