Nota à imprensa sobre obras no Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (Ladetec)

Em virtude do comunicado do Tribunal de Contas da União enviado esta semana à imprensa, a UFRJ esclarece:

A UFRJ informa que está desde já empenhada em analisar as considerações apresentadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e, se for necessário, adotará as medidas cabíveis para adequação de preços e quantitativos de material. Assim que a universidade receber as recomendações formais do TCU, o Escritório Técnico da UFRJ (ETU), órgão responsável pelas obras, analisará as considerações feitas e prestará os esclarecimentos necessários, como faz regularmente.

A mudança nos custos, de R$ 29,6 milhões (previsão original em 2009) para R$ 85 milhões, valor atual estimado, ocorreu por conta de mudanças no projeto para atendimento às atuais exigências dos organismos internacionais a partir da experiência dos Jogos Olímpicos de Londres e aumento dos custos de equipamentos com tecnologias mais avançadas.

Inicialmente, previam-se 5 mil metros quadrados de área construída para realização dos exames de controle de dopagem; posteriormente, para atender as atuais exigências e a previsão de realização de 5 mil exames no período dos Jogos Olímpicos, a área a ser construída passou para cerca de 15 mil metros quadrados. Essas alterações puderam ser incorporadas apenas numa etapa mais avançada do planejamento e projeto do laboratório.

Em relação aos 3 (três) turnos de trabalho adotados para garantir os prazos requeridos para a execução da obra, a UFRJ esclarece que o primeiro mês de sua execução (período analisado pelo TCU) envolveu período de adequações e adaptações características de um empreendimento de porte e complexidade de um laboratório como o Ladetec. O início da obra ocorreu em fevereiro, época de fortes chuvas no Rio de Janeiro, e, por esse e outros motivos, considerou-se improdutivo/antieconômico adotar os três turnos de trabalhos. Ainda assim, a UFRJ cumpriu o cronograma físico previsto para as obras. A universidade informa que o terceiro turno já está sendo executado desde abril e a expectativa de conclusão dessa etapa das obras dentro do prazo previsto se mantém.

A UFRJ tem adotado ações que promovem ampla transparência a seus processos e obras. A página do ETU na internet já apresenta informações detalhadas de empreendimentos da UFRJ, entre eles as obras do Ladetec.

Reconhecendo a importância da atuação dos órgãos de controle, a universidade aguarda as considerações do TCU que porventura contribuam para a melhoria dos procedimentos já adotados.

O Ladetec, que hoje funciona no prédio do Centro de Tecnologia da UFRJ (CT), será responsável pelos testes de doping durante a Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. A previsão é de que o novo prédio esteja pronto no primeiro semestre de 2014, quando iniciará um período de testes com novos equipamentos e protocolos de segurança recomendados pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês).

A UFRJ está consciente das responsabilidades que tem por estar incluída entre os 33 únicos laboratórios certificados pela Wada em atuação no mundo.