">A partir do tratamento de efluentes com o uso de membranas, a estação vai recuperar mais de 90% da água utilizada no complexo de laboratórios do Programa de Engenharia Química da Coppe. A inauguração será dia 1º de agosto.

Coppe inaugura estação de reuso de águas

O reuso de água é uma necessidade premente, seja para uso industrial ou doméstico. Com o intuito de implementar modernos e eficientes métodos de reutilização da água e o tratamento de efluentes com o uso de membranas, a Coppe/UFRJ inaugura, no dia 1º de agosto, às 15 horas, a Estação de Reuso de Águas (ERA) do seu Programa de Engenharia Química (PEQ). A inauguração será feita por meio do acionamento remoto da estação por representantes da Coppe e da Petrobras que estarão participando do II Simpósio de Processos de Separação com Membranas (Simpam 2013), no auditório do Centro de Convenções do Cenpes/Petrobras, na Cidade Universitária.

Localizada em uma área anexa ao complexo de laboratórios do Programa de Engenharia Química da Coppe, na Cidade Universitária, a estação modelo é composta por cinco unidades de processamento, acoplando de modo flexível diversas tecnologias. A estação fará o tratamento dos efluentes dos laboratórios do PEQ, que ocupam área de cerca de 2.500 metros quadrados, e possibilitará recuperação superior a 90% da água. A estação piloto poderá servir de modelo para a implementação de similares em outros setores do campus que necessitam de soluções mais eficientes para seus efluentes.

A estação permitirá eliminar dos efluentes todos os contaminantes, como substâncias orgânicas e metais, que resultam das atividades realizadas nos laboratórios. A estação contribuirá para evitar o desperdício e diminuirá o impacto do descarte de efluentes nocivos no meio ambiente.

Parceira da Coppe no estudo do reuso, a Petrobras investiu R$ 4 milhões no projeto que visou a modernização da infraestrutura do Laboratório de Processos de Separação com Membranas e Polímeros (PAM) e que incluiu a implantação da Estação de Reuso de Águas do PEQ. A companhia está aplicando a reutilização da água em suas refinarias e tem muito interesse em aprimorar o processo.

O reuso é uma necessidade devido ao crescimento da demanda por água, tanto por parte da população como para uso industrial. Dessa forma, o desafio é buscar tecnologias que tratem a água de forma eficiente e a baixo custo”, explica o professor Cristiano Piacsek Borges, coordenador do PAM/Coppe.

O II Simpósio de Processos de Separação com Membranas (Simpam 2013) acontece de 29 de julho a 2 de agosto. O evento se insere nas comemorações dos 50 anos da Coppe e do seu primeiro programa de pós-graduação, o Programa de Engenharia Química (PEQ), bem como dos 45 anos do Laboratório de Processos de Separação com Membranas (PAM), o primeiro com atividades experimentais da instituição.

Organizado pelo Laboratório de Processos de Separação com Membranas do Programa de Engenharia Química da Coppe, o Simpam 2013 tem os seguintes patrocinadores: GE; FMC Technologies; Pam Membranas Seletivas; UBE; Braskem, Radix; e Perkin Elmer. O simpósio conta com apoio da Petrobras; da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj); e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).