Consuni critica negativa a pedido de emerência do professor Nelson Souza e Silva

Por Pedro Leite

Reunidos na quinta-feira, 27/6, os membros do Conselho Universitário da UFRJ (Consuni) discutiram, entre outros assuntos, a decisão do Departamento de Clínica Médica em relação à emerência de Nelson Souza e Silva. Também foram debatidos o parecer da Procuradoria Federal da UFRJ referente ao recurso do professor Geraldo Nunes e o relatório anual de 2012 da Fundação Universitária José Bonifácio (Fujb).

A decisão do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de negar o pedido de emerência do professor Nelson Souza e Silva, diretor do Instituto do Coração Edson Saad (Ices), causou indignação aos conselheiros, tendo em vista sua contribuição institucional para a UFRJ.

Apesar de a decisão ter sido votada pela congregação do Departamento, o reitor da UFRJ, Carlos Levi, também avaliou que o professor é merecedor do título de emérito. “Não posso deixar de reconhecer a grandeza acadêmica que o professor Nelson Souza e Silva emprestou a esta universidade”, afirmou, “Tenho certeza de que a universidade haverá de encontrar um caminho para recuperar a legitimidade da questão”, disse.

Os professores Roberto Leher, Cristina Riche e Diana Maul também ressaltaram a trajetória exemplar do professor Nelson na UFRJ e lembraram que não há justificativa acadêmica para a decisão do Departamento de Clínica Médica.

Segundo um dos representantes do corpo discente da UFRJ, André Augustin, estudantes da Faculdade de Medicina fizeram um abaixo-assinado em defesa da emerência do professor.