Lista classifica UFRJ como melhor federal do Brasil pelo segundo ano consecutivo

A QS Quacquarelli Symonds University Rankings classifica a UFRJ como a oitava melhor universidade da América Latina e a melhor universidade federal do país.

Por Nathalia Tourinho

A QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensinos médio, superior e pós-graduação, divulgou esta semana um ranking das 300 melhores instituições de ensino superior da América Latina. Pela classificação, a UFRJ aparece como melhor universidade federal do Brasil.

QS World University Rankings é um dos rankings mais respeitados do mundo. A UFRJ aparece na lista como oitava melhor universidade da América Latina, mantendo a posição do ano passado. USP e Unicamp, estaduais, aparecem nas primeiras posições, respectivamente em primeiro e terceiro lugares.

O ranking se baseia em empregabilidade dos formandos, recursos de ensino, qualidade de pesquisas e internacionalização. Considera a reputação acadêmica, a reputação com empregadores, docentes com pós-doutorado, média de artigos por professor, citações por artigo e impacto na internet.

O QS Intelligence Unit, em conjunto com seu conselho de líderes acadêmicos mundiais, é utilizado como referência por universitários, profissionais acadêmicos e governos de todo o mundo.