Residência Estudantil entra na pauta do CSCE

Por Pedro Leite

A reforma geral da Residência Estudantil da Cidade Universitária foi o tema central do Conselho Superior de Coordenação Executiva (CSCE) dessa terça-feira, 28/5. Os membros do colegiado ouviram do superintendente-geral de Políticas Estudantis, Antonio José Barbosa de Oliveira, informações sobre a concessão de bolsa especial para os alunos residentes, em virtude da desocupação parcial que será feita no prédio.

Antonio informou ainda sobre as dificuldades que envolvem a administração do local, como controle e monitoramento de acesso. O superintendente promoverá, nos próximos dias, informes aos colegiados da UFRJ sobre as ações que estão sendo implementadas com a reforma, entre outras questões.

Foto: Pedro Leite

O prefeito da Cidade Universitária, Ivan Carmo, apresentou aos conselheiros alguns detalhes sobre o projeto. A substituição dos fogões a gás por fornos micro-ondas foi uma das medidas anunciadas para aumentar a segurança dos alunos.

A reunião do Conselho foi iniciada com aprovações de convênios entre a UFRJ e universidades estrangeiras, e parcerias com empresas públicas. O reitor Carlos Levi informou, ainda, que o Fórum de Ciência e Cultura está se organizando para promover um debate amplo sobre autonomia universitária. “O debate servirá para dar ao tema da autonomia universitária a profundidade que ele merece e que as circunstâncias atuais exigem”, disse.