Encontro Norte-Nordeste de Dosvox

Por Nathalia Tourinho

O Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ apoiará, através de palestras e minicursos, entre os dias 30 de maio e 1º de junho, o "Encontro Norte-Nordeste de Dosvox", em Belém (PA). O Dosvox é um sistema operacional criado pelo professor Antônio Borges, da UFRJ, que auxilia pessoas com deficiência visual a utilizarem computador.

Com foco em informática inclusiva, o evento pretende reunir profissionais de diversas áreas do conhecimento e gestores públicos interessados nos direitos e na independência dos cidadãos com deficiência visual dessas regiões. Além disso, tem como objetivo estimular agentes diversos a levarem os conhecimentos da área para seus municípios.

O encontro é organizado por Paulo Roberto Cândido, da Sociedade dos Cegos de Fortaleza. Ele possui um programa de rádio-web, chamado “Conversa que interessa”, que apresenta temas relacionados ao Dosvox.

O "Encontro Norte-Nordeste" segue um modelo similar ao Encontro Brasileiro de Usuário de Dosvox, já realizado em diversos estados brasileiros e que desde 1995 reúne centenas de pessoas para falar sobre o assunto. Além do Dosvox, os participantes terão contato com o software NVDA e outros, de aplicações e experiências exitosas no processo de integração social de cegos, comunicação e profissionalização de usuários deficientes visuais.

“O evento apresentará palestras, cursos, mesas-redondas e tudo aquilo que um bom congresso oferece. E mais: possibilitará um encontro entre pessoas com e sem experiência, uma troca de ideias e vivência de valor inestimável”, afirma Antônio Borges.

“Pessoas do Rio de Janeiro, onde a tecnologia assistiva já é parte do dia a dia, encontrarão pessoas de estados como o Acre, onde a precariedade de informações sobre este tema é a tônica, e compartilharão informações sobre a aplicação, as mudanças sociais e educacionais, as alternativas tecnológicas e muitos outros temas correlatos”, completa.

De acordo com o professor, cerca de 40 mil pessoas já tiveram contato com o sistema e a intenção é aumentar esse número.

O Dosvox

Criado há 20 anos, o sistema Dosvox auxilia a leitura de páginas eletrônicas por deficientes visuais. O diferencial desse sistema é que ele cria um diálogo com o usuário, através de programas específicos e interfaces adaptativas. É composto por elementos de interface com o usuário, sistema de síntese de fala, editor, leitor e formatador de textos e formatador para braile.

O sistema integra diversos programas de uso geral para deficientes visuais, como jogos didáticos e lúdicos, ampliador de telas para pessoas com visão reduzida, programa de ajuda à educação de crianças com deficiência visual, programas sonoros para acesso à Internet e leitor simplificado de telas para Windows.

“O próprio MEC disponibiliza o Dosvox em todos os laptops que são distribuídos para os alunos com deficiência visual da rede regular de ensino. Há inúmeras escolas públicas e privadas que usam o Dosvox, em maior ou menor escala, dependendo da experiência dos seus professores na área de educação inclusiva com tecnologia. Praticamente todas as instituições de apoio a pessoas com deficiência visual usam ou ensinam a utilizar o sistema”, afirma Borges.

De acordo com o professor, o sistema é usado até em lan-houses de comunidades do Rio de Janeiro, por interveniência de moradores com deficiência visual desses locais.

O Dosvox também é utilizado em laboratórios do Instituto Benjamin Constant e da Sociedade de Assistência aos Cegos de Fortaleza.

Usuário do software, Fabiano Ferreira, de 25 anos, é auxiliar de suporte de informática em uma empresa da área e trabalha com programação no Núcleo de Computação Eletrônica (NCE). Ele afirma que o sistema modificou sua vida e que o utiliza tanto em casa quanto no trabalho. Mais que isso, o fez gostar de informática e o levou a se formar como profissional da área. Seu primeiro contato com o Dosvox foi aos sete anos, na escola em que estudava, em Volta Redonda. Os jogos interativos do software ajudaram em sua alfabetização.

“Ele possui uma interface amigável, de forma acessível para todos. Te deixa à vontade, porque elimina algumas dificuldades, facilita o seu trabalho, é de fácil interação. Os outros oferecem apenas um feedback sonoro”,  diz Fabiano. Em sua opinião, o "Encontro Norte-Nordeste" vai levar conhecimento e inclusão às pessoas que estão distantes do centro Rio-São Paulo.

Ouvidoria incentiva adoção do programa

A Ouvidoria-Geral da UFRJ tem implementado esforço junto às áreas responsáveis para que o sistema Dosvox fique acessível em todas as páginas eletrônicas da UFRJ. Para a Ouvidoria é de fundamental importância que, no âmbito de suas responsabilidades, a sociedade, a universidade e as instituições do Estado somem esforços para executar ações efetivas que contribuam para solucionar o problema de acessibilidade à internet.