">Com auditório lotado, a abertura do “Conhecendo a UFRJ” aconteceu no dia 23 de maio, às 9h, no Ginásio Verdão da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ.

Conhecendo a UFRJ: um panorama do mundo acadêmico

Mesa de abertura do Conhecendo a UFRJCom auditório lotado, a abertura do “Conhecendo a UFRJ” aconteceu no dia 23 de maio, às 9h, no Ginásio Verdão da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ. A sessão contou com a presença do vice-reitor, Antônio Ledo; do pró-reitor de Extensão (PR-5), Pablo Benetti; da pró-reitora de Graduação (PR-1), Ângela Rocha dos Santos; e do diretor da EEFD, Leandro Nogueira.

O projeto, que teve sua primeira edição em 2004, tem o objetivo de inserir os estudantes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro no âmbito acadêmico e informá-los sobre os cursos de graduação da universidade. “O ‘Conhecendo’ surgiu com o propósito de que vocês – alunos participantes do encontro –, que estão definindo seu futuro profissional, pudessem ter uma visão do que é a UFRJ”, frisou Paulo Benetti.

Para comprovar a amplitude da maior universidade federal do país, Ângela Rocha destacou que a UFRJ tem aproximadamente 42 mil alunos em cursos de graduação presenciais, cinco mil em ensino a distância e quase 12 mil estudantes na pós-graduação. A pró-reitora de graduação lembrou que, no próximo ano, a universidade, cujo processo seletivo é feito exclusivamente pelo sistema Enem/Sisu, disponibilizará 50% das vagas para as cotas sociais e raciais.

Formação

Outro ponto mencionado pelos pró-reitores, evidenciando a diferença entre a UFRJ e as outras universidades do país, é a relação entre graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão. “A UFRJ entende que a formação só será completa se existir o trabalho com pesquisa e extensão”, afirmou Paulo Benetti. Ângela Rocha ressaltou ainda que um bom aluno pode garantir bolsas de iniciação científica, de monitoria, laboratórios de graduação, entre outras oportunidades que não são tão acessíveis em outras academias.

Um assunto que também esteve em pauta na abertura do evento foi a questão da residência estudantil. A pró-reitora de graduação admitiu que seria impossível acolher, todos os anos, os cerca de 2500 alunos que entram por ação afirmativa na UFRJ. Ângela Rocha informou que o alojamento está passando por reformas, que devem durar aproximadamente 20 meses, e que está sendo desocupado.

Ao final, o vice-reitor, Antônio Ledo, deu as boas-vindas aos estudantes e comentou a importância da família em sua educação. E levantou a possibilidade de, futuramente, organizar uma atividade com os pais dos alunos. “Quem mantém a UFRJ somos nós, a comunidade acadêmica, e os pais de vocês, participantes do encontro”, declarou.

Para Ledo, o acesso à informação é muito mais fácil hoje. Porém, uma porcentagem muito grande de alunos ainda tem dúvidas em relação à carreira profissional que deseja seguir. O “Conhecendo a UFRJ” tem o intuito de sanar essas incertezas, mas, segundo o vice-reitor, mesmo com todo o esforço do encontro, algumas dúvidas permanecerão.

Ledo disse também que o ensino superior se democratizou mais no Brasil e que novas portas se abriram. Ele desejou para os presentes pleno êxito em suas escolhas profissionais e deixou uma reflexão: “Pensem na universidade não apenas como a possibilidade de uma carreira, mas como um patrimônio nacional, ou seja, como a possibilidade de trazer riqueza e crescimento para o país”, concluiu.