Lançamento do e-book “Estrutura urbana e mobilidade espacial nas metrópoles”

Por Breno Preto –  Comunicação Observatório das Metrópoles

O Observatório das Metrópoles lança o e-book Estrutura urbana e mobilidade espacial nas metrópoles, da pesquisadora Érica Tavares da Silva, mais um resultado do Programa INCT. O livro traz uma importante contribuição sobre a longa transição urbana por que passa a sociedade brasileira no período após os anos 1970. A autora mostra a total superação da tese da explosão populacional como geradora dos problemas das grandes cidades brasileiras.

O que se vê após 1980 é a organização do conflito por invisíveis práticas de lutas para apropriar-se da cidade, não só estar nesse espaço, mas conseguir viver plenamente, aproveitando as condições que lhe são próprias.

O e-book traz os resultados da tese defendida por Érica em 2012 no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur-UFRJ), sob a orientação do professor Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro. A tese foi indicada para representar o Ippur no Prêmio Capes de Teses e no Prêmio Anpur 2013.

“Este trabalho não alcançaria o êxito que obteve se não fosse empreendido no contexto de uma rede de pesquisa que possibilita a circulação de informações, dados, reflexões, enfim, conhecimento. É nesse sentido que foi possível utilizar diversos suportes teórico-metodológicos que já são desenvolvidos no Observatório das Metrópoles, como os estudos da hierarquia urbana e integração metropolitana e da organização social do território, amplamente utilizados para análise da mobilidade espacial, através das migrações e dos movimentos pendulares, permitindo lançar interpretações de cunho social sobre esses processos. Ou seja, no Observatório, foi possível valer-se de uma inteligência coletiva que se constituiu num suporte virtuoso para o desenvolvimento de um trabalho individual”, afirma Érica. E completa: “A indicação do Ippur tem um significado muito importante na minha trajetória acadêmica, é fruto do reconhecimento de quatro anos de intenso trabalho em pesquisa e reflexão, em que buscamos relacionar a problemática urbana e demográfica, de um ponto de vista também sociológico. Demonstra também que os resultados obtidos são importantes para pensar a dinâmica urbana atual e os movimentos populacionais no espaço, através da identificação de distintas lógicas de mobilidade espacial nas metrópoles, sendo possível indicar que essas lógicas passam tanto por perspectivas de escolha como de constrangimento”.

Para o download do e-book, acesse o site do Observatório das Metrópoles-Ippur: