Título de Professor “Honoris Causa” para José Antunes Rodrigues

O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor Carlos Antônio Levi da Conceição, outorga, em sessão solene do Conselho Universitário, o título de Professor Honoris Causa ao mestre José Antunes Rodrigues. O evento acontece nesta sexta-feira (10/5), às 15 horas.

José Antunes Rodrigues, antes mesmo da graduação em Medicina (1959), optou pelo trabalho experimental em Fisiologia, sob a orientação do professor Miguel Rolando Covian, quando obteve os primeiros resultados indicando a importância do controle neural da ingestão salina. Fez seu doutoramento em 1962 e a livre-docência em 1968. Foi professor adjunto em 1968 e titular em 1981. Após o doutoramento passou dois anos nos Estados Unidos, onde trabalhou com o Dr. Samuel M. McCann, um dos pioneiros na área de neuroendocrinologia.

Ao longo de sua carreira científica, fez várias contribuições a respeito do papel do sistema nervoso (SNC) no controle do equilíbrio hidromineral, com especial ênfase nas vias neurais envolvidas nessa regulação homeostática. Foi o primeiro a demonstrar a importância dos núcleos paraventriculares e supraópticos no controle da ingestão específica de sódio.  José Antunes tem cerca de 250 artigos publicados em periódicos indexados e já orientou várias teses de doutorado e mestrado.

A
outorga do título acontece no salão nobre do Conselho Universitário, que fica na Avenida Pedro Calmon, 550, Reitoria, 2° Andar, na Cidade Universitária.