UFRJ entre as mais procuradas no SiSU

Cerca de 130 mil estudantes se inscreveram para vagas na Cidade Universitária, Macaé e Xerém. Medicina é o curso mais procurado, com maior nota de corte no Brasil.

Em balanço oficial de quinta-feira, 10/1, o MEC divulgou que a UFRJ continua como uma das instituições mais procuradas pelos estudantes que buscam uma graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Na segunda-feira, quando começaram as inscrições, a UFRJ ocupava o primeiro lugar no Brasil, segundo balanço oficial do Ministério. Pela manhã do primeiro dia, o sistema registrou 146 mil inscritos, dos quais 22.297 eram candidatos para vagas na UFRJ.

No relatório divulgado na tarde desta quinta, a UFRJ ocupa o segundo lugar como instituição mais procurada, com mais de 129 mil inscrições. A Universidade Federal do Ceará está na primeira posição, com mais de 172 mil inscritos.

Notas de corte são as mais altas do país

O curso de Medicina da UFRJ teve a nota de corte mais alta até agora entre as graduações de todas as instituições do Brasil: o ingresso exige dos concorrentes nota acima de 821,66 pontos no Enem. Com 96 vagas disponíveis, o curso já recebeu mais de 10 mil inscrições. Engenharia do Petróleo, na modalidade Ação Afirmativa, tem a segunda maior nota de corte no país: 818,25 pontos.

Na terça-feira, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou em pronunciamento que mais de 1,5 milhão de estudantes deverão se inscrever no SiSU. A UFRJ é uma das 101 instituições que adotam o Enem como forma de ingresso para os cursos de graduação. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site http://sisu.mec.gov.br, e terminam nesta sexta.