Reinaldo de Paula Ferreira e Daniele Ribeiro de Araújo  foram os vencedores do concurso de desenhos promovido pela Casa da Ciência da UFRJ.">Reinaldo de Paula Ferreira e Daniele Ribeiro de Araújo  foram os vencedores do concurso de desenhos promovido pela Casa da Ciência da UFRJ.">
Categorias
Memória

Obras de Portinari inspiram vencedores de concurso

Reinaldo de Paula Ferreira e Daniele Ribeiro de Araújo  foram os vencedores do concurso de desenhos promovido pela Casa da Ciência da UFRJ.

Prêmio Portinari - Casa da Ciência - 2012
 Foto: Acervo Casa da Ciência

Reinaldo de Paula Ferreira e Daniele Ribeiro de Araújo  foram os vencedores do concurso de desenhos promovido pela Casa da Ciência da UFRJ, o Projeto Portinari e o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) relacionado ao tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012 – Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza –  e ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento.

Eles foram agraciados com computadores Positivo SIM+, oferecidos à premiação pelo Positivo Informática.

Os dois jovens tiveram seus trabalhos destacados entre cerca de outros vinte concorrentes, todos integrantes do Clube de Descobridores que funciona na Casa da Ciência, coordenado pela professora Adriani Pinheiro Freire.  A fonte de inspiração para seus coloridos desenhos foram as telas da exposição Portinari – Arte  e Meio Ambiente, apresentada  de 20 de setembro a 16 de dezembro na Casa.

Dia 9 de novembro (véspera do Dia Mundial da Ciência), houve  o julgamento dos trabalhos por uma comissão formada por João Cândido Portinari, filho do grande artista brasileiro e diretor do Projeto Portinari;  Isabel Cristina de Azevedo, diretora da Casa da Ciência e Ildeu de Castro, professor  da UFRJ e assessor do MCTI.

Reinaldo, que frequenta o Clube desde 2005, tem 17 anos e é morador de Santa Cruz. Ele obteve o primeiro lugar com “Favela”. Daniele, com 10 anos, mora em Manguinhos e tomou como referência a obra ‘Garimpeiro”. “Ambos vencedores ficaram muito alegres com a premiação, em especial porque nenhum deles dispunha de computadores em suas casas”, observou a educadora Suely Avellar, que integra  o projeto Portinari.