O reitor da UFRJ Carlos Levi e o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, inauguraram a iluminação monumental da primeira ponte estaiada do Rio de Janeiro, o mais novo cartão-postal da cidade, que liga a Ilha do Fundão à Linha Vermelha.

">O reitor da UFRJ Carlos Levi e o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, inauguraram a iluminação monumental da primeira ponte estaiada do Rio de Janeiro, o mais novo cartão-postal da cidade, que liga a Ilha do Fundão à Linha Vermelha.

">
Categorias
Memória

Ponte do Saber ganha iluminação especial

O reitor da UFRJ Carlos Levi e o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, inauguraram a iluminação monumental da primeira ponte estaiada do Rio de Janeiro, o mais novo cartão-postal da cidade, que liga a Ilha do Fundão à Linha Vermelha.

Inauguração da Iluminação da Ponte do SaberDez meses após ser aberta, a Ponte do Saber ganha iluminação especial. O reitor da UFRJ, Carlos Levi, e o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, inauguraram na terça-feira (4/12) a iluminação monumental da primeira ponte estaiada do Rio de Janeiro, o mais novo cartão-postal da cidade, que liga a Ilha do Fundão à Linha Vermelha.

O projeto é de Peter Gasper, especialista em iluminação de monumentos. De acordo com ele, há cinco anos seria impossível fazer algo semelhante. "O equipamento utiliza lâmpadas de LED, bem mais econômicas e muito duráveis. Outro aspecto é poder fazer uma iluminação dinâmica. A luz parece dar o movimento, como se fosse uma harpa. O que é novidade no Brasil", afirmou. Gasper ressaltou que a ponte é um convite à iluminação por causa das formas esculturais que tem.

De acordo com o subsecretário do Ambiente, Antônio da Hora, o custo mensal de energia equivale ao de 10 residências. Luzes cor de gelo das 496 lâmpadas de LED destacam o pilar de 96 metros e também percorrem os cabos que sustentam os 200 metros de vão livre sobre o Canal do Fundão, dando a sensação de cordas de um instrumento musical sendo tocadas pelo vento.

Com essa inauguração, o governo estadual considerou concluídas as obras de recuperação ambiental no entorno da Cidade Universitária. A Petrobras investiu R$ 321 milhões como medida compensatória por acidente ecológico ocorrido em 2000. Com os recursos foram retirados 3,1 milhões de metros cúbicos de sedimentos nos sete quilômetros do Canal do Fundão.

A iluminação da Ponte do Saber ficará sob a responsabilidade da prefeitura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O prefeito da Cidade Universitária, Ivan Carmo, acertou com Peter Gasper detalhes sobre a manutenção. Diariamente, as luzes ficarão acesas entre 20h e 5h30.

Para Carlos Levi, o campus tem agora uma obra completa. "É uma bela obra de arte enfeitando a Cidade Universitária, que ganha a cada dia beleza com expansão e novos prédios. É um momento muito adequado que fortalece a nossa universidade e mostra que estamos todos empenhados em fazê-la integrada à cidade, e a cidade se integrando à nossa universidade", concluiu.