Categorias
Memória

Mentiras sinceras

Como pode uma mentira ser sincera? Esse paradoxo está presente em Verdades e mentiras (F for Fake), filme de Orson Welles que será apresentado no próximo sábado, 1º de dezembro, no Ciência em Foco, cineclube da Casa da Ciência da UFRJ, às 16h. Após o filme será realizada a palestra "F de Falso: o autor e seus duplos", com Adalberto Müller, professor de Teoria Literária e Cinema e Literatura da UFF.

O último longa-metragem de Orson Welles gira em torno do pintor e falsificador húngaro Elmyr de Hory (1906-1976) e seu biógrafo Clifford Irving, que teria falsificado uma biografia de Howard Hughes (excêntrico milionário americano)  na década de 1970. Seria o falsificador de quadros também um artista?, pergunta Welles a partir desse documentário, uma vez que replica obras que mesmo os autores dos quadros não distinguem o verdadeiro do falso.  Welles também recorda durante o filme o célebre programa de rádio War of the Worlds, o qual, em 1938, “informou” sobre uma invasão de marcianos – história que é recontada com algumas “falsificações”.

Adalberto Müller argumenta que em Verdades e mentiras, uma espécie de filme-testamento, Orson Welles questiona valores tradicionais da arte, como autoria, autenticidade e originalidade. “O filme-ensaio de Welles pode ser um documento importante para se pensar a arte contemporânea e o mundo das aparências digitais”, destaca o professor da UFF.

Com cenas rodadas na Itália, França, Espanha e Estados Unidos, o filme tem em seu elenco  Oja Kodar (atriz croata e namorada de Welles) e o próprio Welles, que elaborou o roteiro repleto de armadilhas, revelando com sinceridade muitas das  ilusões que o cinema permite tramar.

Sempre no primeiro sábado de cada mês, Ciência em Foco exibe um filme seguido de debate. O objetivo é estimular a produção e circulação de novas ideias. A entrada é franca.

Serviço

Cineclube Ciência em Foco: http://cineclubecienciaemfoco.blogspot.com

Filme: Verdades e Mentiras (F for Fake – França/Irã/Alemanha Ocidental, 1973), de Orson Welles

Duração: 89 min

Faixa etária: 16 anos

01/12/2012 – 16h

Palestra: "F de Falso: o autor e seus duplos", com Adalberto Müller, doutor em Letras pela USP, pós-doutor pela Universidade de Münster, Alemanha. Professor de Teoria Literária e Cinema e Literatura na UFF. Pesquisador do CNPq e da Faperj.

Local: Casa da Ciência da UFRJ. Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo.

Assessoria de Comunicação: Fernando Pedro –  fernando@casadaciencia.ufrj.br Tels.: 2542-7494 / 9629-1362